Colheita do milho avança em Rondonópolis/MT com boa projeção de produtividade
![]()
A colheita da segunda safra de milho já começou em Rondonópolis/MT e deve se intensificar nos próximos dias. De acordo com o produtor rural Osvaldo Luiz Rubin Pasqualotto, os trabalhos seguem em bom ritmo e o clima tem colaborado.
A expectativa de produtividade é uma das melhores dos últimos anos, com incremento estimado entre 7% e 10% em relação à safra passada. Esse desempenho deve compensar os custos de produção e garantir rentabilidade. “Mesmo com os custos um pouco mais altos, essa produtividade vai permitir uma rentabilidade positiva para o produtor”, avalia.
Em relação ao mercado, parte da produção já foi comercializada antecipadamente. Os preços seguem sustentados por enquanto, mas a tendência é de queda conforme a colheita avance. “É importante que o produtor siga atento ao mercado e não deixe para vender tudo na última hora”, alerta Pasqualotto.
Já de olho na próxima safra, o produtor menciona apreensão com os custos da soja 2025/26, especialmente com os fertilizantes, como a ureia. Mesmo assim, a perspectiva é de manutenção dos níveis de investimento em comparação ao ciclo anterior.
0 comentário
Primavera do Leste/MT volta a registrar chuvas que trazem alívio para a soja
Mato Grosso do Sul chega a 100% do plantio de soja e apresenta bom desenvolvimento das lavouras
Soja segue se desenvolvendo bem no Mato Grosso do Sul e volta das chuvas traz alívio para Primavera do Leste/MT
Após 2025 de recuperação, setor da noz-pecã espera aumento de produção em 2026
Mato Grosso segue com áreas de clima complicado e Aprosoja MT espera redução de produtividade na soja
Mato Grosso segue com dificuldades para desenvolvimento da soja e espera reflexos atingindo o milho segunda safra