Soja: Mercado acompanha informações do financeiro e trabalha com expectativas sobre a nova safra dos EUA e novo boletim do USDA

Publicado em 08/05/2015 09:31
Soja: Após início agitado, mercado em Chicago adota tom mais calmo no final da semana e aguarda indicativos do cenário macroeconômico, principalmente da economia doa EUA. Além disso, trabalha com as expectativas para a nova safra dos EUA, comportamento do clima no país e a espera pelo novo boletim do USDA no dia 12 de maio.

O mercado da soja teve um início de semana agitado focado principalmente nas notícias sobre a demanda chinesa para o óleo. No entanto, no decorrer da semana essas informações não se confirmaram então a Bolsa de Chicago iniciou a manhã desta sexta-feira (08) em estabilidade.

Além disso, na segunda-feira (04) o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou seu novo boletim semanal de acompanhamento de safras e trouxe os números atualizados sobre o desenvolvimento das culturas de soja e milho. O plantio da soja evoluiu de 2% para 13%; e no milho a evolução foi de 19% para 55% até o último domingo (3).

Para Andrea Sousa Cordeiro, analista de mercado da Labhoro Corretora, no próximo boletim semanal os dados devem mostrar novamente um aumento significativo no volume de áreas já cultivadas. De acordo com levantamento da Labhoro a expectativa é que a soja alcance de 20% a 22% da área cultivada e no caso do milho o salto seja para 75%.

"Os mapas estão mostrando um diminuição das chuvas nos próximos 8 dias para o Meio-Oeste, Delta e alguns estados do sul. Estavam previstas chuvas de até 100mm, mas os mapas hoje já estão mostrando que as chuvas serão de 40mm a 45mm dependendo da localidade", afirma Andrea.

Essa diminuição garantirá o bom desenvolvimento do plantio dos EUA, porém uma continuidade neste cenário climático pode pressionar as cotações em Chicago no curto prazo.

Paralelo ao desenvolvimento da nova temporada norte-americana e as condições climáticas, o cenário macroeconômico, como a elevação da taxa de juros do EUA, também tem influenciado o mercado de soja.

"Sendo a primeira sexta-feira do mês, temos um indicativo americano, que é a divulgação do Payroll (folha de pagamento). Esse número é muito importante e o mercado estará atento no decorrer do dia para identificar o número. No mês passado foram 126 mil e espera-se por volta dos 230 a 240 mil, esse número corresponde a 80% dos empregos americanos que entram na composição do PIB", explica Cordeiro.

Diante disso, o mercado deve especular nos próximos dias, esperando dados sobre a econômica norte-americana e a divulgação do próximo relatório do USDA sobre o volume de exportações e estoques finais. "Temos um ritmo de vendas semanais que já ultrapassou o número que o USDA trabalha, então ou começamos a observar cancelamentos intermináveis ou o USDA vai ajudar a projeção, e com esse ajusto haverá uma redução nos estoques", conclui Cordeiro.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário