Safra 2015/16: Em Minas Gerais, destaques de alta nos custos de produção da soja estão na mão-de-obra, energia elétrica e combustíveis

Publicado em 08/05/2015 09:56
Safra 2015/16: Em Minas Gerais, destaques de alta nos custos de produção da nova safra de soja estão na mão-de-obra, energia elétrica e combustíveis. Além disso, preocupam ainda a elevação das novas taxas de juros e o menor volume de recursos para o crédito rural, além do dólar valorizado. Consequências podem vir em forma de menos investimento por parte dos produtores mineiros.

Os custos de produção para a próxima temporada em Minas Gerais também sofrerá aumento assim como em outros estados produtores. Os insumos, que foram pressionados pelo dólar no início deste, representaram a maior parcela deste aumento.

Outros fatores que têm pesado no bolso dos produtores foram os aumentos na energia elétrica e no óleo diesel, além da elevação no custo com a mão de obra, explica Aline Veloso, coordenadora da assessora técnica da FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais).

A indefinição sobre as condições do novo plano safra, e a dificuldade de acesso ao crédito pré-custeio também tem prejudicado o planejamento dos produtores para a safra 2015/16. "A justificativa o ano passado era de que a Selic tinha subido, por isso a taxa de juros do crédito rural também subiu. Então a expectativa para esse ano é de um crédito mais caro , e há também a incerteza sobre o volume de crédito que será liberado", declara Veloso.

Diante dessas incertezas, o setor já registra diminuição no volume de vendas desses produtos, especialmente os fertilizantes que tiveram o maior aumento no primeiro trimestre do ano. "Os investimentos podem ser diminuídos, principalmente em máquinas e equipamento", completa Veloso.

Para ela, o momento é do produtor se planejar, buscar atrelar sua produção a uma comercialização antecipada quando necessário, e encontrar formas de reduzir os custos na sua propriedade.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário