Plantas daninhas, fungos e pragas estão cada vez mais resistentes. Combate depende da integração de boas práticas de manejo e do uso correto dos inseticidas, herbicidas e fungicidas
Com a resistência cada vez mais presente em fungos, pragas e plantas daninhas, a integração de boas práticas de manejo e o uso correto de inseticidas, herbicidas e fungicidas é essencial para reduzir os casos de resistências nas lavouras.
Esse assunto foi amplamente discutido durante o VII Congresso Brasileiro de Soja, realizando dos dias 22 a 25 de junho, em Florianópolis, Santa Catarina. Recentemente a principal planta daninha dos algodoais nos Estados Unidos, com o nome científico de Amaranthus palmeri, foi identificada em lavouras da região Centro-Norte, que abrange os municípios de Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato e Tapurah, em Mato Grosso.
De acordo com o engenheiro agrônomo, Dirceu Gasen, quando a casos de resistência "a primeira pergunta sempre é, o que aplicar, e pouco fazemos do ponto de vista de manejo no sistema", explica. Seria necessário o incentivo de práticas como a rotação de cultura, a cobertura de solo no período de outono/inverno, para que haja a supressão de plantas daninhas, o estimulo da atividade biológica e o controle natural das pragas.
A resistência da ferrugem asiática da soja também tem sido uma grande preocupação dos produtores. A utilização de fungicidas com ação multissítio, ou conhecidos como fungicidas protetores, é uma alternativa que pode trazer benefícios se combinados com boas técnicas de manejo. "A volta dos fungicidas protetores mostra a dificuldade que estamos vivendo com o uso dos fungicidas tradicionais", declara Gasen.
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira