Roraima: Nova fronteira agrícola do país chama a atenção de produtores rurais de outros estados

Publicado em 14/09/2015 13:10
Roraima: Nova fronteira agrícola do país chama a atenção de produtores rurais de outros estados. Terras mais baratas, estradas asfaltadas, energia elétrica e clima são um dos principais atrativos aos agricultores. Em áreas de primeiro ano, produtores conseguem boa produtividade com a cultura da soja.

O produtor rural Miguel Persch, de Primavera do Leste (MT) - uma das principais regiões produtoras e exportadores de soja do Brasil - investe em Roraima desde 2003.

O menor custo das terras no estado foi um dos principais motivos que incentivaram Persch a ampliar seus negócios em Roraima. "Para aumentar de área em Primavera do Leste teria que ir para muito longe, distante dos recursos de estrada e energia", explica o produtor.

A posição estratégica do Estado permite o escoamento da produção, por via rodoviária, para a Venezuela (Puerto Ordaz, 700 km; Puerto La Cruz, 1.200 km) e Porto de Itacoatiara (seguindo por via fluvial, já a partir de Caracaraí-RR), no Amazonas conseguindo atingir o mercado regional e internacional. Além disso, por estar localizado no Hemisfério Norte o estado segue o calendário da produção dos Estados Unidos, produzindo na entressafra brasileira, e mostrando novas oportunidades de mercado para a soja brasileira.

Outro diferencial da região é o bom rendimento nas áreas recém-abertas. De acordo com o produtor "no primeiro ano de plantio, a colheita foi praticamente igual a do Mato Grosso. A acidez do solo é muito baixa, então logo no primeiro ano já é possível produzir muito bem", ressalta Persch.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário