Produtores de sementes participam das discussões sobre a área de refúgio para tecnologia BT e questionam a falta de consenso

Publicado em 07/10/2015 13:34
Produtores de sementes participam das discussões sobre a área de refúgio para tecnologia BT e questionam a falta de consenso sobre o tema

O tamanho do refúgio dentro das lavouras com tecnologia Bt para milho, soja e algodão está sendo discutido por diversas entidades do setor.

A utilização de uma cultura transgênica resistente a insetos (Bt) sem a adoção das boas práticas pode acelerar a seleção de indivíduos tolerantes aos herbicidas no médio/longo prazo e, causar uma perda de rendimento nas lavouras.

Neste sentido, a chamada área de refúgio consiste na diversificação de plantio entre sementes geneticamente modificadas e convencionais, no intuito de preservar a eficácia da tecnologia de defesa. A função dessas áreas é produzir insetos suscetíveis às proteínas inseticidas Bt.

Por isso a discussão para determinar um percentual mínimo de refúgio para cada cultura é determinante para manter a eficácia das pesquisas. Segundo o secretário executivo da Abrass (Associação Brasileira dos Produtores de Sementes), Leonardo Machado, as associações estão buscando um acordo privado com as empresas detentoras da tecnologia.

"Hoje a recomendação é de 20% de refúgio para soja, milho e algodão, com uma distancia máxima de 800 metros", explica Machado.

Uma das principais polêmicas neste assunto é proporcionar sementes sem tecnologia, mas com o potencial produtivo semelhante às sementes Bt especificar de cada região, para que os produtores não tenham queda de rendimento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário