Fungicida protetor tem bom desempenho contra a mancha branca do milho, doença que reduz área foliar, prejudica espiga e afeta produção
Os fungicidas protetores, que já são utilizados no controle da ferrugem asiática da soja, também têm apresentado bom desempenho no combate a mancha banca do milho.
Pesquisas realizadas a quatro safras indicam que os protetores além de garantir maior produtividade, pois evitam a disseminação dos fungos nas regiões foliares, também estão "reduzindo a transferência de inóculos para a espiga e diminuindo a incidência de grãos ardidos", explica a engenheira agrônoma do Instituto Phytus Mônica Debortoli.
De acordo com a pesquisadora a doença causa uma redução significativa de área foliar das plantas e, nos últimos anos têm se observado também uma transferência desse fungo para a espiga, causando podridão no final do ciclo, e consequentemente uma quebra na produtividade.
Os fungicidas protetores, como Unizeb Gold, possuem um modo de ação multissítio garantindo maior eficácia no controle "quantitativo e qualitativo" da doença. No entanto, é importante ressaltar que "esse produto tem característica de ser protetor, por isso precisam estar na planta antes da ocorrência do fungo", explica Debortoli.
Segundo ela, é recomendável mais de uma aplicação no ciclo. Uma proteção feita nos primeiros estágios fenológicos e uma segunda aplicação antes do pendoamento, que tem mostrado grande eficácia no controle da transferência de inóculos para a espiga.
Os resultados com o produto mostram um "aumento de 10 a 30 sacas por hectare de incremento produtivo através da proteção com fungicidas".
A mancha branca ocorre com maior frequência em altas temperaturas, por conta de amplitude térmica que ocorre nestas regiões.
0 comentário
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS
Empresas da Índia cancelam importação de óleo de soja após alta no preço, dizem traders
Soja sobe levemente em Chicago nesta 5ª feira, esperando pelo USDA e monitorando notícias conhecidas
Soja fecha com quase 1% de baixa em Chicago nesta 4ª feira e deixa negócios no BR ainda mais limitados
Soja recua em Chicago nesta tarde de 4ª feira, acompanhando perdas de mais de 1% no óleo