Fungicida protetor tem bom desempenho contra a mancha branca do milho, doença que reduz área foliar, prejudica espiga e afeta produção

Publicado em 14/10/2015 11:54
Fungicida protetor tem bom desempenho contra a mancha branca do milho, doença que reduz área foliar, prejudica espiga e afeta produção

Os fungicidas protetores, que já são utilizados no controle da ferrugem asiática da soja, também têm apresentado bom desempenho no combate a mancha banca do milho.

Pesquisas realizadas a quatro safras indicam que os protetores além de garantir maior produtividade, pois evitam a disseminação dos fungos nas regiões foliares, também estão "reduzindo a transferência de inóculos para a espiga e diminuindo a incidência de grãos ardidos", explica a engenheira agrônoma do Instituto Phytus Mônica Debortoli.

De acordo com a pesquisadora a doença causa uma redução significativa de área foliar das plantas e, nos últimos anos têm se observado também uma transferência desse fungo para a espiga, causando podridão no final do ciclo, e consequentemente uma quebra na produtividade.

Os fungicidas protetores, como Unizeb Gold, possuem um modo de ação multissítio garantindo maior eficácia no controle "quantitativo e qualitativo" da doença. No entanto, é importante ressaltar que "esse produto tem característica de ser protetor, por isso precisam estar na planta antes da ocorrência do fungo", explica Debortoli.

Segundo ela, é recomendável mais de uma aplicação no ciclo. Uma proteção feita nos primeiros estágios fenológicos e uma segunda aplicação antes do pendoamento, que tem mostrado grande eficácia no controle da  transferência de inóculos para a espiga.

Os resultados com o produto mostram um "aumento de 10 a 30 sacas por hectare de incremento produtivo através da proteção com fungicidas".

A mancha branca ocorre com maior frequência em altas temperaturas, por conta de amplitude térmica que ocorre nestas regiões.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário