Em Londrina (PR) clima compromete desenvolvimento da soja e a expectativa é de quebra de 20% na produtividade
O excesso de chuva está comprometendo o desenvolvimento das lavouras de soja na região de Londrina (PR), e os produtores já projetam uma quebra de 20% nesta safra.
Somente no mês de novembro as precipitações superam os 400 mm e o presidente do sindicato rural, Narciso Pissinati, afirma que esse cenário já trouxe a necessidade de replantio em algumas áreas.
Além disso, Pissinati ressalta que mesmo as lavouras que conseguiram finalizar a semeadura não estão desempenhando um bom resultado. "As plantas estão formadas, mas em um tamanho muito pequeno, porque estamos a mais de três sem sol, e a falta de fotossíntese prejudica o desenvolvimento", explica.
O excesso de chuva também preocupação quanto ao aparecimento de doenças. A alta umidade nas lavouras tem favorece o desenvolvimento da ferrugem asiática, que pode comprometer ainda mais o rendimento da cultura. De acordo com o Consórcio Antiferrugem, os relatos de ferrugem desde o início de junho até o momento totalizam 66 casos no Brasil, sendo 29 no Rio Grande do Sul e 17 no Paraná, quase o dobro que no mesmo período do ano passado.
Devido as perdas, a expectativa dos produtores é de colher uma produtividade média de 50 sacas por hectare, contra as 60 sc/ha projetadas inicialmente.
"Outro fato que também a gente percebe, é que mais de 30% da safra foi comprometida com contrato futuro de aproximadamente R$65,00/sc, e o comprometimento está agora dele entregar essa mercadoria", alerta Pissinati afirmando que a rentabilidade dos produtores dependerá muito do rendimento da cultura nesta safra.
0 comentário
STF declara constitucionais leis estaduais que retiram incentivos fiscais de empresas participantes da Moratória da Soja
Poder360: STF afasta tese de cartel econômico e valida moratória da soja
ABIOVE celebra decisão do STF de reconhecimento de legalidade da Moratória da Soja
Soja dispara em Chicago após números do USDA e boa janela de comercialização se abre ao produtor do Brasil
USDA anuncia mais uma venda de soja para a China nesta 4ª (12)
Sinograin vende 89% da soja em leilão para liberar espaço para cargas dos EUA, dizem corretores