Soja: Plantio da nova safra de MT tem o maior atraso dos últimos 7 anos em função da falta de chuvas

Publicado em 09/12/2015 09:29
Soja: Plantio da nova safra de MT tem o maior atraso dos últimos 7 anos em função da falta de chuvas. Com clima muito irregular, áreas que mais sofrem são as que possuem solos mais fracos. Incidência de ferrugem pode ser maior e, neste quadro, produtividade é incerta. Produtores se atentam ainda ao período do plantio de milho safrinha e algodão.

O plantio de soja no Mato Grosso evoluiu apenas 1,8% na última semana, segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Aplicada (Imea). Os dados de acompanhamento apontam que a semeadura no Estado atingiu 97,4% da área total, estando ainda 2,1% atrasado em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o pesquisador da Fundação Mato Grosso, Fabiano Siqueri, esse é o maior atraso dos últimos 7 anos, devido a falta de chuvas na maioria das regiões produtoras. Esse cenário deve trazer conseqüências no rendimento das lavouras, tanto na questão de desenvolvimento das plantas, quanto na maior probabilidade de ocorrência de doenças.

O levantamento divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Imea, aponta que até o dia 27/11, tenha sido ressemeada uma área de 281,8 mil hectares, representando 3,1% da área total. "Mas ainda está muito cedo para determinar um cenário, pois podemos ter ainda um clima - após o período de plantio - fantástico para a cultura da soja", ressalta Siqueri.

Segundo as previsões, o clima deve se estabelecer no Estado somente a partir de janeiro, passando por um período de chuvas muito abaixo da média, entre os dias 10 a 20 de dezembro.

Caso o clima não favoreça o desenvolvimento das lavouras nos próximos meses ou os preços, que já recuaram no último mês, continue a cair, o produtor que ressemeou pode ver sua margem ainda mais apertada.

Safrinha

O atraso no plantio da soja pode impactar também na janela ideal de semeadura do milho safrinha e do algodão.

Segundo o pesquisador, muitos produtores se programaram para realizar a segunda safra da pluma, mas com o atraso, acabaram optando por cultivar o algodão como primeira opção, haja vista que a janela ideal de plantio vai até janeiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário