Lixiviação deve ser evitada com o rebaixamento da caixa d'água do solo

Publicado em 13/01/2016 13:40
As chuvaradas estão arrastando os solos agricultáveis por perda da capacidade de infiltração nas lavouras do país. É preciso refazer o sistema de cobertura dos solos e aprofundar a captação das águas das chuvas, diz o Dr. Afonso Peche, do IAC.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

4 comentários

  • Tiago Gomes Goiânia - GO

    Sinceramente, às vezes vejo nossa classe em um processo enorme de vitimizacao, que, na boa, já vem cansando... Bem ou mal, o professor Peche está alertando com bastante fundamento... Mais atitude e menos mimimi pessoal.

    11
    • R L Guerrero Maringá - PR

      No meu caso as atitudes incluem:

      Rtação com brachiaria.

      Plantio direto em nível.

      Terraços de mais de um metro de altura (que não deram conta, a água passou por cima)

      Agora esse tal mimimi, desculpe, mas sou homem e não sei fazer isso não. Se o colega sabe como é e quiser mostrar pra gente ver..

      2
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Prezado Guerrero, mimi em resumo é chorar por qualquer coisa ou criar caso com qualquer coisa mesmo quando a mensagem mais importantes já tá dita. É indiferente tanto homem como mulher fazem isso. Digo e repito chuvas fortes assim é óbvio que o estrago será grande. O que podemos fazer é minimizar o problema. Parabéns por estar fazendo sua parte. Mas digo e repito aqui no centro norte do país tem muito agricultor pisando na bola, terraços sem manutenção, desfizeram terraços, rebaixaram alguns terraços, plantio direto em áreas que não é possivel safrinha fazem em cima do mato mesmo sem preocupação em semear uma planta de cobertura, tudo isso após aderirem ao plantio direto. Já vi mil e um estragos em áreas dessas em eventos climaticos, daqueles que surgem em média de dez em dez anos (chuva de alta intensidade ou por um longo período). Areas vizinhas com melhores práticas sofreram bem menos. Infelizmente a classe produtora tem sim muita dificuldade em receber criticas, muitos se acham os super heróis, os que nunca erram, já cansei de ir em palestra dia de campo que produtores ficam desdenhando de técnicos.

      3
  • Tiago Gomes Goiânia - GO

    Pessoal, tambem concordo que, com chuvas como essas, é difícil controlar problemas no solo. Mas temos de parar de não "me-toques" e olharmos nossos erros e ver até que ponto podemos minimizar essa situação..., afinal o maior prejudicado com perdas de solo somos nós.... Vejo aqui no centro-norte no país que é cada vez mais comum eliminarmos ou retirarmos os terraços, fazermos plantio direto no mato e -- o que a maioria vem fazendo --, com pouca palhada, etc. Vejo que houve um retrocesso nesse sentido. Aí quando vem um ano atípico de chuvas o estrago é potencializado. O professor Peche pode ter exagerado, mas há fundamento no que ele disse.

    4
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Lembro a todos que para os terraços resolverem precisam seguir tecnicas de distancias entre eles de acordo com a declividade...seguir tecnicas de largura e altura de acordo com a area protegida...pois as tabelas tecnicas corretas prevem calculos de chuvas e sua retençao..99,9% nao segue faz no grito...bem depois estouram e ficam jornalistas e tecnicos poetas falando meias verdades e viajando na maionese...

      1
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Pois e Rodrigo..o sol resolveu aparecer nos ultimos dias em sua cidade...

      0
  • Pedro Paulo S. Silva Montes Claros - MG

    Com chuvas acima das máximas históricas fica complicado lutar contra o escorrimento...

    1
  • R L Guerrero Maringá - PR

    Professor Peche, qual solo o senhor conhece capaz de captar 275 mm de água numa chuva só? Nós, produtores brasileiros, somos bons, não perdemos pra ninguem no mundo. Mas não somos Deus pra fazer milagres... Dá um temporal, chove em horas o que leva um ano inteiro pra chover na Europa, logo vai detonar tudo mesmo!.. Parem de nos culpar e desmoralizar. Pra isso já tem a esquerda e os ecologistas.

    4
    • valcir gaiatto Campo Verde - MT

      c

      Concordo, após o solo estar saturado chuva de 20,30mm já escore ou forma poça, acho que o Joao e esse Professor estão meio perdidinhos,, viajando, faço plantio direto a 25 anos. quero é ver na pratica.

      1
    • FRANCISCO SIMONI Andirá - PR

      Concordo com R L Guerrero, já basta nosso péssimo governo desmoralizando sempre os agricultores. Só milagre seguraria no solo tanta chuva.

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      E desta forma que vao fantasiando e viajando namaionese que engessam as atividades rurais com vazios sanitarios..licenciamentos...proibicoes...por isto temos que evitar balelas de poetas que aos poucos viram verdades e a conta cai no lombo do produtor..

      1
    • Marcelo Luiz Campina da Lagoa - PR

      Quem fala demais dá bom dia a cavalo.

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      MARCELO APRENDI MAIS UMA ENGRAÇADA.

      0