Em Nova Mutum (MT), produtores iniciam colheita da soja e produtividade gira em torno de 30 scs a 50 scs/ha
Podcast
Em Nova Mutum (MT), produtores iniciam colheita da soja e produtividade gira em torno de 30 scs a 50 scs/ha
Download
Os produtores da região de Nova Mutum (MT) iniciaram a colheita da soja e, a irregularidade na produtividade é que tem marcado a safra 2015/16. A falta de chuva e altas temperaturas no início do plantio, prejudicou o desenvolvimento da cultura.
De acordo com o produtor rural do munícipio, Paulo Roberto Martinazzo, em algumas áreas estão sendo colhidas 30 sacas por hectare, enquanto que em outras lavouras a produtividade chega a 50 scs/ha.
Após o início de safra complicado, e com reflexos ainda indefinidos, o produtor também começa a se preocupar com a chuvas que chegam a região no período da colheita.
"A preocupação existe porque sabemos que o Mato Grosso nesta época chove muito, e a previsão é de que ela não pare tão cedo, mas por enquanto ainda não temos perda por conta do excesso de chuva, só que se continuar assim provavelmente teremos problema", pondera o produtor.
Se a chuva persistir nos próximos dias poderemos ter redução na qualidade da soja, com grãos ardidos no campo.
Além disso, os produtores também seguem apreensivos para o resultado da colheita, uma vez que o Estado comercializou um grande volume da safra antecipadamente.
Milho
Com o preço em alta, os produtores estão com projeções positivas para o cultivo do milho segunda safra. Ainda assim, segundo Martinazzo, cerca de 40% da produção terá que ser plantada fora da janela ideal, por conta do atraso na safra da soja.
0 comentário
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes