Com quebra de 15% na produção de soja, Sorriso (MT) decreta estado de emergência

Publicado em 15/02/2016 09:53
Medida deverá contribuir para a negociação dos produtores com as empresas. Colheita chega a 44% da área semeada nesta safra e produtividade média está próxima de 49 scs/ha. Alguns agricultores colhem abaixo de 30 scs/ha. No milho, área plantada deverá ser a mesma de 2015, mas investimento em tecnologia será menor. Boa parte do cultivo será feito fora da janela, o que deve impactar no rendimento.

Podcast

Com quebra de 15% na produção de soja, Sorriso (MT) decreta estado de emergência

Download

Devido à quebra na produção de soja nesta temporada, ao redor de 15%, o município de Sorriso (MT) decretou estado de emergência. A seca no ano passado acabou afetando mais de 20% dos produtores da região, com isso, a produtividade média das lavouras gira em torno de 49 sacas do grão por hectare. Em alguns casos, os agricultores conseguem uma média abaixo de 30 sacas por hectare.

De acordo com o presidente do sindicato rural da cidade, Laércio Pedro Lenz, a medida tem como objetivo dar suporte aos produtores que sofreram com o clima irregular nesta temporada. “Certamente, muitos não irão conseguir cumprir os contratos feitos anteriormente, muito menos os compromissos com o custeio e as traders”, afirma.

Frente a esse quadro, os agricultores devem procurar os agrônomos e realizar laudos das perdas nas lavouras, conforme orienta e liderança sindical. “Acredito que a maioria já tenha feito. E depois nós passamos essa documentação para os bancos e traders quando nos solicitam”, explica Lenz.

Colheita

Até o momento, pouco mais de 44% da área plantada nesta safra foi colhida. E, por enquanto, não há preocupações com as chuvas. Já em relação à comercialização, o presidente ainda destaca que cerca de 60% da produção foi negociada, porém, os negócios caminham lentamente nesse instante.

Milho safrinha

A janela ideal de plantio para o cereal termina no final dessa semana, mas os produtores não irão conseguir finalizar o trabalho no campo, em função do atraso registrado com a cultura da soja. Ainda assim, a perspectiva é que a área destinada ao plantio do cereal seja a mesma do ano passado, de 420 mil hectares.

“No entanto, o investimento em tecnologia será menor. E juntamente com a semeadura do milho fora da janela, acreditamos em um rendimento mais baixo nesta safra. Outro fator que também estamos observando é que a chuva ainda está irregular em áreas que sofreram com a falta de precipitação com a soja, o que pode gerar um prejuízo duplo para esses produtores”, ressalta Lenz.

No caso da comercialização do cereal, o presidente ainda sinaliza que negócios foram feitos, mas com a incerteza em relação ao rendimento a comercialização está lenta. “O produtor está mais cauteloso e vendeu a níveis baixos. A orientação ainda é de cautela, temos uma insegurança política e econômica grande e não sabemos o que irá acontecer no mercado financeiro”, finaliza Lenz.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR

    O cara tá brincando, né? Só pode, pelas informações que ele mesmo presta, as quebras são pontuais. Não justifica uma renegociação em massa. Isso é como subsidio na baixa e imposto na alta. Parado aí, companheiros......

    0