Condição de estiagem pode debilitar, comprometer produtividade e até matar a planta. Safra de grãos está sob risco no Brasil

Publicado em 10/10/2016 15:00
Planta começa a aumentar grau de estresse a partir da primeira semana sem a chuva e situação se agrava à medida que as condições de seca são mantidas

As condições do clima estão sob o radar dos produtores em todo o país. Enquanto as previsões indicam estiagem para a região meio norte do país nas duas próximas semanas, no sul - especialmente o Rio Grande do Sul - os mapas climáticos apontam para a possibilidade de mais de 250 mm de precipitações concentrados em 10 dias.

Mas, o que esses cenários distintos representam para o desenvolvimento das plantas? Neste momento em que todos os produtores do país querem sabem como ficarão as sementes já lançadas no solo, ou quais as condições ideais para iniciar o plantio, o Notícias Agrícolas fez esses questionamentos ao pesquisador da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro da Silva Neto.

Segundo ele, em casos de seca os danos nas plantações variam de acordo com o período que ela persiste. Em situações na qual as sementes já brotaram a maior preocupação são com as pragas, principalmente as lagartas, uma vez que "ataque a plantas pequenas podem comprometer o estande [população]."

No caso de plantações em que as sementes ainda não germinaram, os prejuízos podem ser ainda maiores. Neste cenário há a possibilidade da não formação das plantas pela ausência de umidade. "Dependendo das condições haveria a necessidade de replantio", acrescenta Neto.

Em condições de estiagem, o pesquisador afirma que as plantas aguentam em média uma semana, a partir desse período "elas passam a gastar energia que é refletido em queda no potencial produtivo", explica.

Diante das previsões de estiagem no Centro Norte do Brasil, Neto orienta que os produtores que ainda não iniciaram o plantio aguardem a consolidação das chuvas para não haver o comprometimento do rendimento.

"A semente demora cerca de cinco dias para germinar, para isso é preciso de umidade. Então, se elas [sementes] começam a absorver água do solo e não é o suficiente para emergir, as plantas ficam debaixo do solo sobre uma condição de temperatura alta e chegam a morrer", alerta Neto.

Excesso de chuva

Em estados do sul, como o Rio Grande do Sul, onde as previsões da Climatempo indicam chuvas acumuladas de mais de 250 mm em pouco mais de 10 dias, Neto explica que há possibilidade de problemas de desenvolvimento pelo excesso de chuvas.

Para aqueles que já deram início aos trabalhos de campo "a água em abundância pode provocar podridões ou falta de aeração no sistema radicular das plantas", explica o pesquisador.

Além do mais, o tempo encoberto com poucos dias de sol e baixas temperaturas pode prejudicar o potencial produtivo das lavouras, já que as plantas necessitam de realizar fotossíntese.

É importante destacar ainda que o excesso de umidade dificulta as atividades de manejo das áreas, com a impossibilidade de aplicação de defensivos e a entrada de maquinários agrícolas.

Para Neto, em ambas as regiões o melhor cenário seria de dias quentes com abertura de sol e chuvas amenas nos finais de tarde, "para que durante o dia as plantas realizassem fotossíntese e durante a noite estivessem abastecidas de água."

Veja também:  Meteorologia alerta para período seco na região centro-norte do país que pode estender por mais de 20 dias

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário