Apesar da queda em Chicago, preços da soja no mercado interno ganham novos patamares com dólar em alta e estimulam vendas

Publicado em 14/11/2016 17:01
Confira a entrevista de Flávio França Jr. - Consultor de Agronegócios
Soja tenta se segurar em Chicago apesar de fatores baixistas que poderiam derrubar cotações

Nesta segunda-feira (14), a Bolsa de Chicago (CBOT) tem mais um dia de leves quedas, a medida em que o mercado tenta se segurar nos mesmos patamares da última sexta (11).

De acordo com o consultor de agronegócio Flávio França Jr, a palavra chave do momento é "imprevisibilidade". Ele lembra que os fatores incorporados no mercado - o relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) que trouxe novos números recordes para a safra norteamericana e a eleição de Donald Trump à presidência do país - estão mexendo de maneira acentuada com os preços e devem continuar influenciando nas próxima semanas.

No Brasil, também há uma onda especulativa em relação à política, no que diz respeito à possibilidade da cassação da chapa Dilma-Temer pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Criou-se todo um ambiente de nervosismo", diz o consultor.

O impacto no mercado americano, consequentemente, traz alterações para a CBOT, que enfrenta quedas, além das taxas de câmbio. Em relação ao real, o dólar se encontra acima dos R$3,40.

"Se não fossem essas variáveis, a tendência do mercado era para cima", diz. A situação, segundo ele, não deve ser totalmente definida a curto prazo. Há uma insegurança sobre o governo Trump, logo, "não dá para pontuar que é um problema de curto a longo prazo'.

O consultor, porém, acredita que as coisas irão se acomodar, uma vez que o presidente eleito tende a ser um "republicano tradicional" - com isso, o mercado financeiro se acomoda na sequência.

Há insegurança ainda por parte da demanda, pois se as barreiras tarifárias e fiscais prometidas por Donald Trump forem postas contra a China, pode haver uma reação que irá atingir o complexo soja e repercutir em mais uma queda de preços na CBOT.

América do Sul

Os olhos do mercado agora voltam-se para a América do Sul. Em dezembro, o USDA não divulga o seu relatório - que sai apenas em janeiro, com o fechamento da safra.

No Brasil, o quadro é predominantemente favorável, com 65% das áreas plantadas no Brasil, enquanto a Argentina ainda encontra dificuldades com o plantio por conta de excesso de umidade. Esta semana, no entanto, deve trazer um quadro melhor para a safra do país vizinho.

Em termos de comercialização, a mudança do patamar do câmbio estimulou as vendas tanto da safra velha quanto da safra nova. O consultor diz ter ouvido alguns comentários de que de 2 a 5 milhões de toneladas haviam sido comercializadas na última semana, uma comercialização que estava "represada".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário