Confira o debate sobre Debate Revitalização de Solos, realizado no estande da Fertiláqua

Publicado em 10/03/2017 17:10
Confira o debate sobre Debate Revitalização de Solos, realizado no estande da Fertiláqua
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • elcio sakai vianópolis - GO

    Muitos falam do gesso como veículo para a verticalização dos nutrientes do solo, por isso pergunto: a aplicação de enxofre concentrado faz o mesmo efeito nessa verticalização? (estou me referindo a apenas a verticalização e não como fonte nutricional...).

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Elcio o gesso tem Cálcio e Enxofre na sua composição e, quando aplicado no solo o Cálcio cede o seu lugar para o Potássio presente no solo e este é levado mais ao fundo junto com o Enxofre. De uma forma bem simples, há uma troca do Cálcio com o Potássio. ... No solo O Cálcio, Magnésio e Potássio têm papéis relevantes na Capacidade de Troca Catiônica (CTC).

      0
    • elcio sakai vianópolis - GO

      Na palestra o professor falou que o enxofre fazia a verticalização dos nutrientes, acho que ele equivocou, pois generalizou gesso, como única forma de enxofre.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Segundo consta, o gesso é um rejeito das industrias de adubos fosfatados. Após o tratamento químico da rocha com ácido sulfúrico (H2SO4) a lama vai para lagoas de decantação. Após algum tempo as industrias não sabiam o que iam fazer com aquela montanha de barro retirado das lagoas. Chamaram o papa do adubo, professor Euripedes Malavolta. Após alguns anos de pesquisas e experimentos foi dado um destino a esse rejeito. Veja que um dos pesquisadores mais citado nos trabalhos é

      Godofredo Vitti da ESALQ/USP. É um dos seguidores da corrente do pensamento do Dr. Malavolta.

      0
    • elcio sakai vianópolis - GO

      30 anos atrás o gesso era de graça nas industrias fosfatadas, faziam a propaganda de substituir um terço do calcário pelo gesso, sem perdas de eficiências na correção do solo, mas voltando pro outro assunto, fiz a pergunta sobre o enxofre, por que em minha área agrícola estou usando enxofre concentrado em vez de gesso, sei que com a troca química do gesso há uma verticalização nutricional, porem tenho uma duvida se isto ocorreria com enxofre concentrado, já que esse produto concentrado está acima de 90% de concentração de enxofre.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sinceramente, isso fica para os especialistas responderem. O Sr. tem que tomar cuidado para não causar um desiquilíbrio grave de nutrientes em seu solo, pois para consertar é complicado.

      0
    • Fernando Engler Palotina - PR

      Sr. Elcio... O enxofre elementar reage com a água no solo e se transforma em ácido sulfúrico (H2SO4)... Ele irá carregar nutrientes como o gesso mas em proporções menores, uma vez que a dose do gesso é em toneladas/ha e do enxofre em kg/ha... Uma coisa não substitui a outra, o gesso funciona perfeitamente bem para fertilizar as camadas profundas do solo, formando um perfil de fertilidade, enquanto o enxofre elementar serve apenas como fonte de enxofre para as plantas (sua dose para fazer o mesmo efeito do gesso é inviável economicamente, além do efeito acidificante indesejado)...

      0
    • elcio sakai vianópolis - GO

      obrigado pela explicação.

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Fernando também agradeço

      0