Confira o debate sobre Debate Revitalização de Solos, realizado no estande da Fertiláqua

Publicado em 10/03/2017 17:10
1543 exibições
Confira o debate sobre Debate Revitalização de Solos, realizado no estande da Fertiláqua
Tags:

1 comentário

  • elcio sakai vianópolis - GO

    Muitos falam do gesso como veículo para a verticalização dos nutrientes do solo, por isso pergunto: a aplicação de enxofre concentrado faz o mesmo efeito nessa verticalização? (estou me referindo a apenas a verticalização e não como fonte nutricional...).

    0
    • PAULO ROBERTO RENSIBANDEIRANTES - PR

      Sr. Elcio o gesso tem Cálcio e Enxofre na sua composição e, quando aplicado no solo o Cálcio cede o seu lugar para o Potássio presente no solo e este é levado mais ao fundo junto com o Enxofre. De uma forma bem simples, há uma troca do Cálcio com o Potássio. ... No solo O Cálcio, Magnésio e Potássio têm papéis relevantes na Capacidade de Troca Catiônica (CTC).

      0
    • ELCIO SAKAIVIANÓPOLIS - GO

      Na palestra o professor falou que o enxofre fazia a verticalização dos nutrientes, acho que ele equivocou, pois generalizou gesso, como única forma de enxofre.

      0
    • PAULO ROBERTO RENSIBANDEIRANTES - PR

      Segundo consta, o gesso é um rejeito das industrias de adubos fosfatados. Após o tratamento químico da rocha com ácido sulfúrico (H2SO4) a lama vai para lagoas de decantação. Após algum tempo as industrias não sabiam o que iam fazer com aquela montanha de barro retirado das lagoas. Chamaram o papa do adubo, professor Euripedes Malavolta. Após alguns anos de pesquisas e experimentos foi dado um destino a esse rejeito. Veja que um dos pesquisadores mais citado nos trabalhos é Godofredo Vitti da ESALQ/USP. É um dos seguidores da corrente do pensamento do Dr. Malavolta.

      0
    • ELCIO SAKAIVIANÓPOLIS - GO

      30 anos atrás o gesso era de graça nas industrias fosfatadas, faziam a propaganda de substituir um terço do calcário pelo gesso, sem perdas de eficiências na correção do solo, mas voltando pro outro assunto, fiz a pergunta sobre o enxofre, por que em minha área agrícola estou usando enxofre concentrado em vez de gesso, sei que com a troca química do gesso há uma verticalização nutricional, porem tenho uma duvida se isto ocorreria com enxofre concentrado, já que esse produto concentrado está acima de 90% de concentração de enxofre.

      0
    • PAULO ROBERTO RENSIBANDEIRANTES - PR

      Sinceramente, isso fica para os especialistas responderem. O Sr. tem que tomar cuidado para não causar um desiquilíbrio grave de nutrientes em seu solo, pois para consertar é complicado.

      0
    • FERNANDO ENGLERPALOTINA - PR

      Sr. Elcio... O enxofre elementar reage com a água no solo e se transforma em ácido sulfúrico (H2SO4)... Ele irá carregar nutrientes como o gesso mas em proporções menores, uma vez que a dose do gesso é em toneladas/ha e do enxofre em kg/ha... Uma coisa não substitui a outra, o gesso funciona perfeitamente bem para fertilizar as camadas profundas do solo, formando um perfil de fertilidade, enquanto o enxofre elementar serve apenas como fonte de enxofre para as plantas (sua dose para fazer o mesmo efeito do gesso é inviável economicamente, além do efeito acidificante indesejado)...

      0
    • ELCIO SAKAIVIANÓPOLIS - GO

      obrigado pela explicação.

      0
    • CARLO MELONISAO PAULO - SP

      Fernando também agradeço

      0