Soja em Chicago recua, porém prêmios e dólar melhoram cotações internas. Mas preços ainda não estimulam negócios no Brasil

Publicado em 25/04/2017 16:26
Confira a entrevista com Camilo Motter - Granoeste Corretora de Cereais
Mercado climático e impactos sobre a produção norte-americana darão rumo aos preços da soja em Chicago

Podcast

Camilo Motter - Granoeste Corretora de Cereais

Download

Depois de sessões positivas, o mercado da soja na Bolsa de Chicago (CBOT) devolveu um pouco de seus ganhos nesta terça-feira (25), encerrando com queda de 6 pontos no vencimento julho/17.

O analista de mercado da Granoeste Corretora de Cereais, Camilo Motter, vê como uma movimentação normal. Ontem, quando o governo americano divulgou que 6% das áreas de soja já estão semeadas, isso surpreendeu os negociadores - no ano passado, este número era de 3%.

Este aumento se deve às áreas da região sul dos Estados Unidos. No Meio Oeste, maior região produtora, esse plantio está apenas começando. Nas próximas duas semanas, espera-se mais chuvas, o que pode atrasar o plantio do milho e liberar áreas para a soja. No entanto, apenas a última semana acumulou 11% do plantio de milho - que está em 17% no total, contra 28% do ano passado e 18% de média histórica.

As próximas duas semanas, portanto, são preocupantes, com previsões de poucos dias ensolarados. A janela ideal para o milho é até o dia 20 de maio. A soja, por sua vez, tem um prazo maior para ser plantada. Assim, um jogo de clima influencia sobre os preços neste momento.

Motter acredita que cada dia haverá uma história a ser contada e que não há uma tendência fixa para os preços nos próximos dias. Os fatores positivos devem ser apenas eventuais problemas, mas quando o mercado se normalizar, haverá ainda o peso da grande oferta disponível no mercado. O mercado climático, por sua vez, deverá trazer instabilidade para a soja e para o milho.

Mercado interno

O dólar volta para o patamar dos R$3,15. Apesar da queda externa, há, portanto, uma melhora nos preços internos, que ainda contam com prêmios mais valorizados e uma redução no preço do frete.

Isso rendeu uma alta de R$1 no interior e nos portos. Em algumas praças, o valor foi um pouco maior. Há sinal de produtores e empresas vindo ao mercado para a venda, porém, ainda de forma muito comedida. De acordo com Motter, o ritmo de negócios, de maneira geral, continua muito lento se comparado com os anos anteriores, o que justificaria o aumento dos prêmios.

Ainda precisa ser analisado se a falta de participação do produtor brasileiro irá fazer com que o país perca mercado para os Estados Unidos, que já encontra um mercado de demanda fora de época. O analista lembra que, no ano passado, isso ocorreu de forma bastante agressiva.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário