Paraguai colhe safra recorde de mais de 10 mi de t de soja, mas ferrugem ainda preocupa

Publicado em 11/05/2017 16:28
Confira a entrevista com Milton Abich - Produtor Rural em Santa Rita - Paraguai
Confira a entrevista com Milton Abich - Produtor Rural em Santa Rita - Paraguai

O produtor paraguaio Milton Abich, que é filho de brasileiros, conversou com o Notícias Agrícolas sobre a incidência de ferrugem asiática no país vizinho.

Abich, produtor na região de Santa Rita (Alto Paraná), lembra que o Paraguai possui uma condição diferente em função de solo e clima, com menor altitude e 14h de sol durante o verão. Estas condições, segundo ele, são menos favoráveis ao desenvolvimento da ferrugem asiática no início do cultivo. Entretanto, quem não consegue plantar durante o mês de setembro pode encontrar problemas e ser mais exposto à ferrugem no fim do ciclo.

Ele lembra que a safrinha de soja ainda é legalizada no país e que, geralmente, ela é utilizada para a produção de sementes. O vazio sanitário no Paraguai é estabelecido entre os dias 1 de junho e 30 de agosto para a soja verde.

O produtor conta que a última vez que a ferrugem trouxe preocupação para o Paraguai foi no ano de 2014. Nas últimas duas safras, a pressão foi menor e não houve perdas expressivas em função dela.

Abich destaca ainda que muito se discute no Paraguai a inviabilidade agronômica da safrinha de soja, mas que os produtores a realizam devido a fatores econômicos.

Neste ano, o Paraguai colheu um volume recorde, superando as 10 milhões de toneladas. Muitos produtores conseguiram colher por volta ou acima de 60 sacas por hectare.

Uma aliança pública-privada trabalha ainda para desenvolver variedades adaptadas que são resistentes à ferrugem asiática. Uma dessas variedades já foi utilizada na última safra e a segunda também já está pronta para comercialização.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário