Soja deverá ter preços melhores com clima nos EUA, diz Agroconsult

Publicado em 25/05/2017 12:09
Confira entrevista com André Pessoa - Agroconsult - Brasil
Soja deverá ter preços melhores com clima nos EUA, diz Agroconsult

Devido aos distúrbios no câmbio na semana passada, causados pelo cenário político no Brasil, estima-se que 5 milhões de toneladas de soja e milho foram comercializadas no país.

De acordo com André Pessoa, da Agroconsult, a mudança no patamar de câmbio permitiu a retomada da comercialização, tendo em vista que algumas regiões, como Rio Grande do Sul, Paraná e Matopiba, que estavam atrasadas, conseguiram dar andamento às suas vendas.

A comercialização, assim, tomou um ritmo um pouco mais acelerado, já que, em reais, os preços maiores permitiram aos produtores a volta às vendas.

Pessoa aponta que, para os produtores, pensando na competitividade da soja e do milho, os patamares  anteriores de câmbio eram preocupantes, deixando as margens apertadas, dificilmente oferecendo rentabilidade ao produtor mesmo com uma produção elevada. Um dólar a partir de R$3,40, portanto, é um cenário bastante favorável para os produtores.

Neste ano, houve safra recorde em todos os estados, com exceção dos estados do Nordeste, com produtividade alta, como conta Pessoa.

Depois de definida a safra americana, a produtividade deve ser um pouco mais baixa do que no ano passado, como aponta a Agroconsult. Com isso, os números na Bolsa de Chicago ainda podem subir em relação aos patamares atuais, tendo em vista que a demanda tem um bom encaminhamento.

Ele lembra que o retardamento na aprovação das reformas é prejudicial, mas que este calendário, até então, está comprometido, até que se haja uma definição quanto à situação do Governo Temer. Para Pessoa, essas reformas são fundamentais para um ambiente mais competitivo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

    este da agroconsult é mais enrolado que o rabo do pingo no carrapicho..contestei esta fera quando afirmou que a logistica teria um nó nos portos devido a soja precoce..e é exatamente o contrario,,,quando aumento o meu tempo de embarque e colheita eu diminuo os picos de fluxo...simples com andar pra frente...

    9
    • Roberto Viel Lacerdópolis - SC

      Dalzir, estou mais aquele ditado, Se palpite fosse bom ninguém dava , vendiam. O Produtor tem que trabalhar em cima de custos, e fazer 3 oub4 vendas. Esses consultores é tudo uma piada.

      1
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Viel..voce tem razão..é isto mesmo..mas voce não me deu resposta sobre o POPO..ai de Lacerdópolis..tinha um posto e era gente boa..adorava política..sobre soja vivo de perto e de longe desde quando só se via soja em Campos Novos margeando a 282..e voltava-se a ver soja em Ponte Serrada a frente do rio Irani..falo de 1975..foi em Ponte Serrada com extensionista da Acaresc que conheci a cultura..depois de Ponte Serrada..via-se soja em Faxinal dos Guedes...Xanxere..e Chapecó uns gatos pingados..no interior o pequeno produtor plantava soa e colhia na mão e trilhava naquelas trilhadeiras movimentadas a boi e funcionavam com motora gasolina..em logística no final da década de 80 a Perdigão estava com a situação já apertada e tinha uma frota no transporte de aves ..ração..frigorificados..totalemente desajustada a realidade e isto impactava nos custos da empresa e em baixa remuneração ao transportador...bem aí trocamos 2 truck frigorífico por uma carreta..e diminuimos a frota de aves e rações em 40% com aumento do peso transportado em caminhões mais adequados..fizemos rodar mais cairam-se nossos custos e melhoramos a receita dos transportadores..e aqueles que cortamos como a empresa voltou a crescer damos novas oportunidades a quem cortamos caminhoes a época..imagine a choradeira em Capinzal..Videira..Catanduvas..Marau..Serafina Coreia..Mococa..queriam matar o baixinho fia da.....mas depois viram que deu certo...

      0