Potencial produtivo da safra Americana já vem comprometido desde o plantio e clima quente pode reduzir ainda mais a oferta

Publicado em 06/07/2017 17:26
Por enquanto, o mercado precifica apenas a possibilidade de perdas. Mas para que preços avancem de forma mais agressiva e consistente é preciso consolidar uma produção inferior a 110 milhões de toneladas na próxima safra

O mercado da soja teve mais uma sessão de alta na Bolsa de Chicago (CBOT) nesta quinta-feira (6). Após um dia volátil, o mercado registrou altas de 4 a 5 pontos nos principais vencimentos e novembro/17 encerrou a US$9,99/bushel.

Ênio Fernandes, consultor em agronegócio, destaca que ano passado, na mesma data, também havia especulações de clima. Uma grande safra semeada nos Estados Unidos aguarda por chuvas.

Nesta semana, 20% da soja está em fase de floração. Este é o momento no qual a planta mais necessita de água e os mapas mostram temperaturas altas e chuvas escassas, o que deve trazer estresse para uma soja que teve um plantio não muito vantajoso por conta do excesso hídrico.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) deve divulgar na próxima semana o relatório de oferta e demanda mundial. Neste relatório, haverá projeções para estoques e de safra. Uma redução na produtividade pode impactar os preços e os produtores brasileiros devem aproveitar essas oportunidades. Uma alternativa é partir para as operações de hedge e proteger a renda.

Caso os norte-americanos colham abaixo de 109 milhões de toneladas de soja, o mercado deve ficar "nervoso" e trabalhar em níveis altistas. Fernandes diz que "ficaria surpreso" se o mercado ficasse abaixo de US$8/bushel.

Nas próximas semanas, decisões políticas como a votação da reforma trabalhista e do julgamento do presidente Michel Temer podem trazer mudanças para os patamares de dólar no Brasil.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário