Com as chuvas, pesquisador alerta que ferrugem está se propagando

Publicado em 17/08/2017 14:47

LOGO nalogo

Os produtores estão enfrentando diversos problemas que podem influenciar na próxima safra de soja. Os preços internacionais estão baixos, o câmbio não ajuda e a lucratividade do negócio fica ameaçada. Entretanto, Valtemir Carlin, engenheiro agrônomo da Agrodinâmica Assessoria Agropecuária, destaca que mexer em custo pode trazer uma situação delicada para a produtividade e a qualidade das lavouras.

Devido à situação de resistência da ferrugem às carboxamidas, a safra irá exigir intervalos menores de aplicação e um volume maior de uso de fungicidas multissítios. Cortar o custo de produção, portanto, poderia trazer um resultado inverso, já que, principalmente em regiões mais delicadas, há um risco mais elevado para doenças.

Carlin lembra que manter o número de aplicações, mas com produtos menos eficientes, também é um risco. Há poucas ferramentas de manejo disponíveis para o produtor hoje. Plantar mais cedo é uma estratégia, mas todo um cuidado técnico é necessário para uma boa implantação da lavoura.

Segundo as previsões climáticas, o clima deve estar dentro da normalidade, com um bom volume de chuvas, semelhante à última safra. Apesar de ser um clima bom para o desenvolvimento da soja, também é um clima favorável para a proliferação de doenças.

Ele aponta que os produtores têm de "colher bem, plantar bem e manejar bem" as suas lavouras, tentando cercar ao máximo os fatores que podem interferir nessa produção, além de acreditar na pesquisa para ter estabilidade e capacidade de condução dos negócios. Ele pede, também, cuidado com informações que não são verdadeiras.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário