Atraso no plantio da soja no PR não prejudica potencial produtivo das lavouras de verão,mas já compromete segunda safra de milho

Publicado em 21/09/2017 15:19
Confira a entrevista com Nelson Harger - Coordenador Estadual de Grãos - Emater/PR
Plantio a partir de outubro é benéfico para a soja paranaense, mas produtores devem ficar atentos à instalação do La Niña , o que poderia resultar em veranicos nos momentos de floração e enchimento de grãos

LOGO nalogo

Nelson Harger, coordenador de grãos da Emater (PR), destaca que, em função da seca, o plantio de soja não se iniciou em boa parte do estado do Paraná, que teve o fim do vazio sanitário em 10 de setembro. Os produtores aguardam pelas chuvas de outubro, quando deverá ocorrer uma concentração de plantio no estado e também no Paraguai.

Neste momento, o cenário de neutralidade climática que pode passar para uma condição de La Niña indica também uma ausência de chuvas em um período maior, de forma bastante irregular. Por isso, o maior risco da cultura é o clima e seu comportamento. A ferrugem preocupa menos, já que o cenário será de menor umidade.

A época de plantio, segundo ele, também não deve interferir em questões de produtividade máxima das lavouras. A interrogação vem para a segunda safra do milho. Além disso, o Deral estima uma área de 5 milhões e 400 hectares de soja no Paraná, a maior área já plantada pelo estado, o que implica também em uma menor plantação de milho verão.

Haverá algum prejuízo na segunda safra em função do atraso no plantio, como avalia Harger, especialmente no noroeste e no oeste do estado, que procuram plantar a segunda safra o mais cedo possível. Para a soja, o período de plantio é considerável, já que 60% do plantio do estado normalmente já é feito na primeira quinzena de outubro. Cerca de 1% das áreas produtivas já foram plantadas com o tempo mais seco, o que deve ocasionar em replantio.

Ele diz, ainda, que o período ainda é bom para escapar da ferrugem. Além disso, o tempo seco pode afastar o caráter epidêmico da doença nesta safra, bem como a concentração de plantio, que diminui a migração de esporos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário