Soja: Sementes com boa germinação e mais alto vigor podem elevar rendimento das plantações

Publicado em 26/09/2017 14:27
Sementes com mais vigor resultam em plantas com mais raízes. Estudos indicam acréscimo de até 21,5% na produtividade de grãos com a utilização de sementes de alto vigor. Rastreabilidade das sementes gera transparência no processo de produção. Produtores devem estar atentos ao transporte e armazenagem das sementes para garantia de qualidade.

LOGO nalogo

Alexandre Gazolla Neto, engenheiro agrônomo e doutor em sementes, alerta para a necessidade da utilização de sementes com índices mais altos de germinação e vigor. Com estes fatores, os produtores ganham em ausência de falhas e também na ausência de plantas laminadas.

Com sementes que não atender estes padrões, muitos acabam tendo que aumentar a quantidade de sementes e não conseguem alcançar o estande ideal, aliado a falhas e problemas como plantas duplas ou plantas dominadas. Para Neto, este último problema, quando a emergência do estande irregular influencia em plantas que emergeram antes dominando plantas que emergeram posteriormente, é um dos mais preocupantes, pois ocasiona em uma menor produção e, consequentemente, uma menor rentabilidade.

Como ele lembra, a semente leva toda a tecnologia para a lavoura do produtor. Alguns casos apontam acréscimos de até 21,5% na produtividade de grãos a partir da utilização de sementes de alto vigor. Estas sementes também colaboram para plantas com mais raízes e uma emergência mais uniforme e rápida.

A rastreabilidade também é um fator fundamental, pois gera segurança para o produtor na hora de colocar essa semente no campo. O cálculo de plantabilidade ajuda a posicionar essa semente de forma mais correta, gerando uma população adequada.

Ele alerta ainda para fatores como o armazenamento e o transporte dentro das lavouras. A semente precisa ser transportada em um local refrigerado e armazenada em um local adequado, sem a forte incidência de luz, umidade, ratos e demais pragas, além de sua embalagem só poder ser aberta no momento de colocar na plantadeira. A velocidade de semeadura, por sua vez, também deve ser um ponto de atenção.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário