Soja: Uso de molibdênio pode elevar teor de proteína nos grãos

Publicado em 27/09/2017 12:15
Confira a entrevista com Elmar Floss - Fisiologista
Utilização de molibdênio e colbato ajudam na fixação de nitrogênio nas plantas. Para absorver mais nutrientes, plantas precisam de um melhor sistema radicular. Agricultores devem esperar umidade adequada para o início do plantio da soja da safra 2017/18.

LOGO nalogo

Para o fisiologista Elmar Floss, fatores como uma maior importância para a calagem, a implantação do plantio direto, o controle mais rigoroso de plantas daninhas, pragas e doenças e a transgenia ajudaram o Brasil a crescer em produtividade ao longo dos anos, principalmente do início dos anos 1990 até os dias de hoje. Agora, o país entra em uma era da agricultura da precisão, na qual ainda é preciso fazer tudo isso - mas de uma forma cada vez melhor.

Ele destaca para a necessidade de unir a nanotecnologia eletrônica com a nanotecnologia biológica. A biologia molecular, com o uso de biorreguladores e de nutrientes fundamentais para o desenvolvimento da soja, também pode ser uma grande aliada neste processo.

As plantas, assim como os seres humanos, possuem hormônios promotores e inibidores. Quando tudo vai bem na lavoura, os primeiros hormônios entram em ação, colaborando para fatores como a germinação, o número de raízes, a ramificação lateral da soja e o aumento de cloroflia. Quando tudo vai mal, entram os segundos, que podem gerar degradação das flores e das paredes celulares.

Por isso, há de se ter uma preocupação com produtos que irão deixar as plantas mais sadias e estimular um melhor enraizamento e ramificação. Entretanto, como lembra Floss, "não adianta esperar a planta chegar ao estresse": essa aplicação deve ser feita preventivamente, como uma espécie de seguro.

Um melhor sistema radicular ajuda a soja a absorver mais nutrientes em menos tempo, além de ajudar a folha a ter um tamanho adequado e a ser mais ereta, permitindo insolação na planta de baixo e aumentando o número de vagens na base da planta. Com isso, a associação de molibdênio e cobalto podem auxiliar nessas questões, além de garantir um melhor nível proteico para a cultura.

Para Floss, esta aplicação deve ser feita com herbicidas, diretamente no sulco ou estar inclusa no processo de produção e tratamento de sementes. Com um investimento de cerca de meia saca de soja, os produtores podem ter um retorno de 6 até 15 sacas, em alguns casos. "É preciso distinguir na gestão de uma lavoura o que é despesa e o que é investimento", diz.

Às vésperas da safra 2017/18, ele também aconselha os produtores a não plantarem no pó. Uma vez que a semente, para germinar, precisa de 50% de seu peso de água, esta é a "pior maneira de começar uma lavoura". Ele lembra que a lavoura de soja, que é a cultura mais importante, não pode ser prejudicada em detrimento do milho safrinha.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário