No Brasil, produtores de soja dividem atenção entre início do plantio e possibilidade de oportunidades de comercialização

Publicado em 27/09/2017 17:18
Nesta quarta-feira (27), mercado em Chicago, mais uma vez, caminhou de lado, observando clima para colheita nos EUA e plantio no Brasil, se contrapondo à força da demanda e à maior competitividade da soja norte-americana. No mercado interno, esmagamento maior para este ano pode favorecer formação dos preços.

LOGO nalogo

Nesta quarta-feira (27), o mercado da soja voltou a fechar em estabilidade na Bolsa de Chicago (CBOT), com ganhos tímidos de 1 a 2 pontos nos principais vencimentos. Como destaca Luiz Fernando Gutierrez, consultor da Safras & Mercado, Chicago corrige as altas da última semana, que foram baseadas em uma forte demanda pela soja americana após o anúncio de vendas volumosas.

Agora, com 10% da área de soja dos Estados Unidos colhida e relatos de produtividade que estão dentro do esperado, o mercado começa a levar em consideração o peso da entrada da safra.

O produtor norte-americano, que tradicionalmente vende antecipado e no momento da colheita, tem boa parte da soja vendida. Neste momento, há uma retração das vendas por conta dos preços, que são baixos tanto para eles quanto para os brasileiros. O apetite chinês se volta para os Estados Unidos e segue bastante agressivo, o que oferece suporte do lado positivo da balança.

Paralelamente, o clima na América do Sul também começa a entrar no radar. A previsão de uma melhora climática no Brasil em outubro também é um dos fatores que precificam Chicago. Do lado argentino, onde os trabalhos de plantio ainda não começaram, chama a atenção a política americana envolvendo o biodiesel deste país e da Indonésia - fator que, se continuar, pode chamar a atenção na próxima safra, sobretudo para os derivados.

Neste momento, o produtor brasileiro tem sua atenção voltada mais para o clima e para a preparação do plantio do que para a comercialização, uma vez que Chicago não chega nos níveis desejados. Cerca de 12% a 15% da safra nova foram negociados até o momento apenas, quando o normal para o período seria 20%.

A dica de Gutierrez para o produtor rural neste momento é que não tire o olho do mercado. "Por mais raros que sejam os momentos positivos, eles sempre aparecem", diz.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário