Soja em Chicago segue pressionada e com poucas perspectivas para mudanças até o final do ano. Oportunidade viria do câmbio

Publicado em 16/11/2017 17:23
Confira a entrevista com Fernando Pimentel - Agrosecurity Consultoria
Maior volatilidade para o milho em 2018 justifica priorizar comercialização da soja nesse momento

Podcast

Soja em Chicago segue pressionada e com poucas perspectivas para mudanças até o final do ano. Oportunidade viria do câmbio

Download

LOGO nalogo

Nesta quinta-feira (16), o mercado da soja teve um dia negativo na Bolsa de Chicago (CBOT), com perdas de quatro a cinco pontos nos principais vencimentos.

Fernando Pimentel, analista de mercado da Agrosecurity Consultoria, destaca que essa queda, que vem sendo sinalizada desde o relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), é influenciada pela análise dos elementos climáticos que incidem sobre a América do Sul neste momento.

Assim, o mercado acomodou com as chuvas que se fizeram presentes no Cerrado brasileiro. Algumas posições foram vendidas e o mercado tende a ficar "de lado" até que haja algum tipo de evento que possa impulsionar as cotações.

Contudo, se algum problema for apresentado nas regiões produtoras neste momento, o mercado tende a apontar para alta nas cotações.  Pimentel acredita, porém, que a tendência é que o mercado trabalhe na faixa dos US$9,50/bushel ao longo do primeiro trimestre de 2018.

Os produtores, portanto, devem ficar sempre atentos à tela de Chicago e, se a oportunidade vier, o analista aconselha a aproveitar a fixação de preços. Ele cita que a recente alta da moeda norte-americana também influenciou em um alto nível de fixação nos últimos 30 dias.

A participação ou não no mercado depende muito da condição dos produtores. A tendência, entretanto, é que estes não se movam rapidamente no mercado, no aguardo de melhores prêmios. Com as eleições de 2018, a questão cambial tende a ficar mais volátil. De acordo com o analista, este é um fator histórico.

O milho, por sua vez, que passou por uma etapa de grande depressão e agora já começa a recuperar seus patamares, pode ter uma maior volatilidade, como analista Pimentel. Haverá, novamente, um movimento muito forte de exportação de milho e um atraso na entrada de safra de soja, que abre espaço para a entrada de mais milho no porto. O cenário, segundo ele, será muito semelhante ao do início de 2016, mas com menos força

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário