Mercado climático e impactos na produção da América do Sul devem nortear preços da soja em Chicago

Publicado em 21/11/2017 16:46
Confira a entevista com Silvio Alface - Analista da Corretora Socopa
Principais modelos meteorológicos já dão conta da presença do La Niña, o que poderá diminuir as chuvas em algumas partes da América do Sul, sobretudo o sul do Brasil e a Argentina

Podcast

Confira a entevista com Silvio Alface - Analista da Corretora Socopa

Download

LOGO nalogo

O mercado da soja teve mais um dia estável na Bolsa de Chicago (CBOT), com pequenas quedas nos principais vencimentos e sem grandes oscilações.

Silvio Alface, analista de mercado da Corretora Socopa, destaca que a expectativa de uma forte demanda chinesa, frente a uma safra recorde norte-americana sendo confirmada pela colheita em finalização, bem como o clima na América do Sul, são alguns dos fatores que justificam essa movimentação.

O preço, de acordo com o analista, deve se manter nos atuais patamares, sem motivos para uma queda ou alta brusca. O estresse, daqui para a frente, deve ser climático. Os principais modelos meteorológicos já dão conta de uma forte possibilidade de incidência de La Niña, o que irá diminuir as chuvas em algumas partes da América do Sul, sobretudo o sul do Brasil e a Argentina. Caso esse fator dê indícios de que irá trazer influência para a produtividade esperada, o mercado poderá começar a refletir a situação.

Por sua vez, os preços atuais para o mercado futuro, que giram em torno de R$73, são considerados atrativos para os produtores. Contudo, este é um período no qual os produtores estão plantando. O conselho de Alface, portanto, é que os produtores deixem os preços garantidos para o próximo ano por meio de uma ferramenta disponível na BM&F: as operações de hedge.

Com o hedge, é possível fazer uma operação em conjunto da soja com o dólar, vendendo o grão e vendendo a moeda norte-americana no mercado futuro como forma de proteção frente às oscilações do mercado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário