Abiove lança cartilha de classificação da soja para evitar grãos ardidos (e confusão com produtores)

Publicado em 14/12/2017 10:49
Com as chuvas previstas na hora da colheita, esmagadoras se preocupam com as quebras na qualidade dos grãos. Produtor terá fotos impressas para comparar a qualidade do que está sendo entregue nas moegas. Acompanhe entrevista com Daniel Amaral - Gerente de Economia da Abiove

LOGO nalogo

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) irá lançar uma cartilha para trazer detalhes aos produtores sobre as várias fases da soja e a classficação para identificação de cada tipo de defeito do grão e outras normas de segurança, como conta Daniel Amaral, gerente de economia da associação.

Essa cartilha ainda traz instruções para a retirada de amostra dos caminhões e informações sobre alguns problemas como a soja ardida e a soja fermentada.

Segundo o gerente, a cartilha vem no sentido de esclarecer procedimentos para que o produtor decida se quer entregar a soja em um determinado estabelecimento ou não. Cada estabelecimento conveniado deve entregar uma tabela de descontos dizendo como os defeitos identificados serão classificados.

Amaral salienta que o Brasil exporta mais de 70% da soja que é produzida localmente e que deve trabalhar sob as melhores condições de qualidade. A soja "vai para todos os países do mundo e esse produto tem que ser padronizado". Por isso, o objetivo também é realizar um trabalho de parceria com os produtores e fazer o que for possível para evitar divergências na hora da venda.

O lançamento dessa cartilha já tem data e local: será feito em 8 de fevereiro de 2018, na cidade de Brasília (DF).

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Claudiney Demarco Mamborê - PR

    Me responda amigo, soja ardida as tradings descontam de min mas eles embarcam tudo. E dai se descontou vai sair fora na classificação? Dai me devolvem já que desconta? Mas não acontece isso. Me responda caramba, pq não devolvem?

    1
  • Claudiney Demarco Mamborê - PR

    opa pera ai amigo. vc só enrolou e não respondeu. pera ai gente, me responda a pergunta

    0