Excesso de chuva no PR dificulta controle da ferrugem e aumenta incerteza sobre potencial produtivo da soja no estado

Publicado em 02/01/2018 11:24
Confira a entrevista com José Eduardo Sismeiro - Vice-Presidente Aprosoja PR
Safra de soja no Paraná já teve um início conturbado pelo atraso das chuvas e uso de variedades fora do prazo ideal de plantio

Podcast

Excesso de chuva no PR dificulta controle da ferrugem e aumenta incerteza sobre potencial produtivo da soja no estado

Download

 

LOGO nalogo

José Eduardo Sismeiro, vice-presidente da Aprosoja PR, conversou com o Notícias Agrícolas nesta terça-feira (2) sobre a situação da soja no estado do Paraná, que passa por problemas em função do excesso de chuvas - foram 20 dias de chuvas seguidos -, uma vez que os produtores não conseguem adentrar os campos para realizar o manejo adequado.

Com isso, a maior preocupação se dá em torno da ferrugem, já que as lavouras estão desprotegidas há um bom tempo. A expectativa é de que, agora, o estado tenha dias sem chuva que irão permitir com que os produtores trabalhem. A recomendação de Sismeiro é que esses dias sejam aproveitados para realizar o controle necessário.

A safra já começou com 20 a 25 dias de atraso, com variedades plantadas que teriam melhor produtividade se colocadas no solo no período correto. O Departamento de Economia Rural (Deral) do estado estima uma safra de 19 milhões de toneladas, mas o vice-presidente aposta que esse número pode cair para 17 milhões de toneladas, embora ainda não seja possível apurar o potencial de perdas.

O Paraná deve começar a colher em 20 de fevereiro. Desde o atraso do plantio da soja, o milho safrinha já está comprometido e os produtores, agora, não sabem nem quando irão conseguir plantá-lo.

A comercialização da soja, por sua vez, está atrasada: diante do atraso no plantio, os produtores ficaram com medo de fazer compromissos. Agora, eles devem segurar diante de qualquer oferta abaixo de R$70.

Em relação à ferrugem, a Aprosoja também conversa com a Bolívia e o Paraguai para que estes países repensem a soja safrinha. A curto prazo, Sismeiro aconselha aplicar os produtos mais eficazes possíveis na parte curativa.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário