Soja: Com 1º caso de ferrugem confirmado no Oeste da Bahia, produtores devem realizar o monitoramento das lavouras

Publicado em 11/01/2018 10:08
Aplicações preventivas nas áreas também são recomendadas aos produtores. Primeiro caso da doença foi confirmado em lavoura comercial em São Desidério. Previsões ainda indicam chuvas para a localidade nos próximos dias. Até o momento, clima tem contribuído para o bom desenvolvimento das plantações. Agricultores iniciam a colheita em áreas irrigadas.

LOGO nalogo

Com a safra 2017/18 da soja em andamento no Oeste da Bahia, a preocupação aumenta em torno da ferrugem asiática, que teve o primeiro foco confirmado na região de São Desidério, que apareceu mais cedo e traz um alerta para os produtores rurais realizarem o monitoramento das lavouras.

O Coordenador do Programa Fitossanitário da AIBA (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia), Armando Sá, destaca que os agricultores já sabiam que a ferrugem asiática seria um problema, pois no ano passado a Embrapa tinha divulgado um alerta durante a reunião nacional da soja. “Por isso, as principais entidades do estado se reuniram e criaram um programa fitossanitário, na qual levam profissionais capacitados para fazer os tratos culturais nas lavouras”, diz.

No entanto, as condições climáticas e o excesso de umidade no solo têm contribuído para a proliferação de pragas, entre elas a mosca branca, cigarrinha e Helicoverpa. Em outras temporadas, o mês de janeiro tem maior incidência de focos, só que o problema é a baixa resistência dos fungicidas nas plantas.

“Nós estamos realizando pesquisas para apontar quais os fungicidas serão mais eficientes. A indicação é fazer a aplicação com fungicidas junto com multissítios e que não devem passar de 15 aplicações”, ressalta.

Lavouras de soja

Até o momento, cerca de 30 mil/ha de soja irrigada está em fase de colheita. Já as lavouras de sequeiros, a colheita vai ficar concentrada entre os meses de fevereiro e março. Para esta safra, as expectativas de produtividade são boas. ”Eu acho que a região tem tudo para colher uma safra recorde de soja” finaliza.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário