Com colheita em andamento, produtores de soja de San Inacio, no Paraguai, seguem atentos ao clima

Publicado em 17/01/2018 11:02
Confira a entrevista com André Valcarenghi - Produtor Rural
Previsões climáticas ainda indicam chuvas para a região nos próximos 10 dias. Cenário, se confirmado, pode resultar em perdas na produtividade e atrasar os trabalhos de colheita. Primeiras áreas colhidas registram quebra de rendimento. Preços estão próximos de US$ 320,00 a tonelada na localidade. Chuvas beneficiam lavouras de soja e milho safrinha.

Podcast

André Valcarenghi - Produtor Rural

Download

LOGO nalogo

Em San Ignacio Guazú, no Paraguai, os produtores rurais estão preocupados com as incertezas em relação ao comportamento do clima, que indicam chuvas para próximos 10 dias e que pode afetar os trabalhos de campos, especialmente o andamento da colheita da soja. Por enquanto, as primeiras áreas colhidas já registram quebra de produtividade.

“Aqui na região, tem produtores que já começaram a colheita, já outros estão planejando para iniciar nas próximas semanas. Com isso, as primeiras áreas tiveram baixo rendimento chegando entre 1.500 kg a 2.300 kg por hectare. Em anos com clima favorável a produtividade chega por volta de 3.500 kg por hectare”, destaca o produtor rural da região, André Valcarenghi.

Confira as imagens das lavouras de soja: 

lavouras de soja no paraguai

lavouras no paraguai

lavouras no paraguai

Por outro lado, as chuvas podem beneficiar as áreas destinadas à safrinha de soja e milho, isso porque a maior parte dos produtores prefere cultivar as oleaginosas ao invés do cereal. “Se comparada a uma temporada de verão, acaba ficando mais cara fazer a safrinha com soja por ter que entrar mais cedo com o fungicida”, explica.  

Veja as imagens das lavouras de soja safrinha: 

Lavouras de soja em San Inacio, no Paraguai

Lavouras de soja em San Inacio, no Paraguai

Contudo, os produtores paraguaianos ainda seguem cautelosos em relação às lavouras de soja de ciclo médio e as tardias, que estão se recuperando. “Estas lavouras apresentam boas condições de desenvolvimento, mas a soja tardia está em fase de floração e precisam de chuvas expressivas”, afirma.

Preços

Atualmente, a tonelada da soja é cotada a US$ 320,00, sendo que os custos de produção estão elevados e não sobram boas margens para os produtores. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário