Teor de proteína da soja reduz à medida que produtividade aumenta; remuneração por qualidade pode reverter essa tendência

Marcelo Alvares de Oliveira, pesquisador da Embrapa Soja e presidente da Abrapos, destacou ao Notícias Agrícolas nesta quarta-feira (31) que a produtividade da soja pe inversamente proporcional ao seu teor de proteína.
Ele lembra que, nos anos 1970, o acordo da indústria com os produtores era de que o grão tivesse 40% de proteína e 20% de óleo. Com o passar do tempo, o melhoramento genético acabou aumentando a quantidade de sacas por hectare nas lavouras, mas, como indica as pesquisas da Embrapa, prejudicou essa questão.
De acordo com os números da safra passada, a soja brasileira trabalha hoje com uma média de 37% de proteína no grão, dependendo do ano, das condições ambientais e das condições de manejo. Oliveira salienta que existem alguns cultivares que possuem tanto propriedade quanto proteína elevados, mas que, no geral, a proporção se faz presente.
Contudo, o número de proteína encontrada por hectare não está caindo. Assim, deve-se esmagar mais grãos para conseguir a mesma quantidade de proteína, gerando um custo maior para a indústria.
Ele aponta que um pagamento por proteína seria ideal, mas que o país possui problemas de armazenamento que fariam com que essa questão não fosse efetiva. Para o pesquisador, poucos players teriam condição de trabalhar desta maneira no dia de hoje.
A Embrapa também alerta para que não sejam lançados materiais genéticos no mercado com baixo teor de proteína.
1 comentário
Preços da soja no mercado brasileiro têm novo dia de baixas; dólar recua e Chicago fecha de lado nesta 5ª feira
Abiove prevê esmagamento recorde de 61 mi t de soja no Brasil em 2026
Hedgepoint eleva previsão da safra de soja do Brasil em 2025/26 a 179,5 mi t
ABIOVE destaca que país pode alcançar recorde no esmagamento de soja em 2026
Câmbio e prêmios limitam valorização da soja no Brasil e custo do carrego do grão aperta ainda mais as margens
Soja Legal: Aprosoja MT fortalece o agro com diagnóstico socioambiental que valoriza boas práticas no campo
Rogerio Zart Campo Grande - MS
Redução do teor de proteína da soja é consequência do manejo com excesso de químicos... Com a utilização de biológicos e fertilizantes naturais observa-se a melhora na qualidade do produto.
ja' vi esse filme na gordura do leite---
Tente produzir sem agroquimicos..., quero ver controlar buva, capim amargoso, percevejo, ferrugem, e tantos outras que temos que nos defender para produzirmos, gostaria de ver a produtividade e rentabilidade desses "orgânicos"