Nova soja da Embrapa promete isolar a ferrugem asiática

Publicado em 07/02/2018 10:56
Utilização da variedade permite redução nas aplicações nas lavouras contra a doença. Cultivar foi lançada pela Embrapa na 30ª edição da Show Rural Coopavel. Variedade é adaptada aos estados de SC, PR, MS, SP e sul de GO. Cultivar já estará disponível aos produtores rurais a partir da próxima temporada. PR lidera casos da ferrugem nesta safra.

Podcast

Nova soja da Embrapa promete isolar a ferrugem asiática

Download

LOGO nalogo

Durante a Show Rural Coopavel, o pesquisador André Grando, da Embrapa, conversou com o Notícias Agrícolas para destacar o lançamento da cultivar BRS 511, uma cultivar de soja resistente à ferrugem asiática, um dos principais problemas da cultura no Brasil.

Essa cultivar conta com uma tecnologia que é chamada de Shield. Com ela, o fungo da ferrugem consegue infectar a planta de soja, mas não evolui, já que a defesa da própria planta irá isolar o ataque desse fungo.

Dessa forma, os produtores poderão reduzir o número de aplicações e ter mais segurança no cultivo, gerando economia, já que o controle da ferrugem não é uma prática barata, bem como a doença implica em perdas de produtividade.

Segundo dados do Consórcio Antiferrugem, o estado do Paraná lidera a incidência da ferrugem asiática neste ano, com 108 casos. Os produtores, em decorrência das chuvas, não conseguiram entrar nas lavouras por um longo período de tempo. Grando explica que, com a nova cultivar, o avanço da ferrugem também pode ser reduzido.

A BRS 511 já estará disponível na próxima safra, sendo recomendada para produtores de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Goiás.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

    Boa noticia a soja brs 511, mas não é intacta? e nem rr? Então ja nasce totalmente defasada...

    9
    • Edmundo Taques Ventania - PR

      Nem todo mundo planta soja transgênica!!! Para o produtor de convencional é uma grande novidade, sim!!!

      2
    • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

      Mais de 95% da soja brasileira é trangenica, sendo 75% de intacta... entao a embrapa gastou uma fortuna pra atender só 5% da produçao??!!, o quero dizer é que a embrapa também poderia disponibilizar a tecnologia para os 95 % dos produtores, é essa mentalidade da embrapa que não se justifica!

      2