Movimento quer conter avanço das discussões sobre uma moratória da soja no cerrado

Publicado em 08/03/2018 17:23
A Associação Brasileira Indústrias Óleos Vegetais (Abiove) também se posiciona contra a moratória do cerrado

LOGO nalogo

Nesta quinta-feira (08), o Notícias Agrícolas conversou com o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), que está liderando um movimento para conter a posição de Organizações Não-Governamentais (ONGs) internacionais, que pedem pela implantação da moratória da soja no Cerrado brasileiro.

Heinze salienta que o Brasil possui o Código Florestal, este que foi consolidado no Supremo Tribunal Federal (STF) na última semana e que "nenhum país no mundo tem uma lei tão restritiva".

Para o deputado, o país ainda possui fronteiras agrícolas para abrir e que uma questão como a moratória "travaria o desenvolvimento". Ele aponta que apenas 9% do território brasileiro está sendo ocupado pelo agronegócio, enquanto a soja ocupa antes 3%.

"Com todas as dificuldades, passamos de 200 milhões de toneladas de grãos", avalia Heinze. "Temos que defender o nosso país, o Brasil".

A Associação Brasileira Indústrias Óleos Vegetais (Abiove) também se posiciona contra a moratória do cerrado, de forma que algumas discussões estão sendo feitas para decidir as ações que serão feitas a respeito do caso.

Pré-candidatura

Heinze é pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, estado para o qual ele já desenvolve projetos e afirma que "o desenvolvimento é crucial". "A maior fonte geradora de empregos do estado e do Brasil é o setor primário. Além disso, vamos ter um projeto firme na área de segurança e em outras questões de desenvolvimento", conta.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Não podemos esquecer da turma da "soja plus", produtores brasileiros que defendem essa moratória, esse absurdo. O Brasil tem todo o Pará e a Amazônia ainda para cultivar. O Brasil é nosso, se o governo quisesse teria terra devoluta sobrando para distribuir a todo brasileiro que quisesse terra só no estado do Pará..., é uma imensidão e como tal deve ser desbravada. Fazendas aqui, mato no resto do mundo.

    2
    • Onofre Pires Tupanciretã - RS

      Utilizamos apenas 18% do territorio pra agricultura. Totalmente subdimensionado. Tem que abrir muito mais. Fora a enormidade de áreas indígenas...

      2
    • Orlando Jung Anapolis - GO

      http://www.agricultura.gov.br/noticias/dados-da-nasa-demonstram-que-apenas-7-6-da-area-do-brasil-e-ocupada-por-lavouras

      2
  • José Luiz Lazaron Itanhangá - MT

    São ambientalistas de escritório, fazem coisas absurdas e impõe regras idiotas pra quem produz..., povo sem noção.......

    1
  • carlo meloni sao paulo - SP

    Com base em atitudes anteriores das ONGs, gostaria de enviar ao sr Heinze, uma sugestao: Nao deixem passar a lei do Cerrado porque esta e' a tecnica dos ambientalistas para gerar regras mais rigidas que aquelas do Codigo Florestal... Foi assim que eles elaboraram a lei da Mata Atlantica para sufocar a agricultura.... Sao delinquentes escondidos atras de uma fachada de herois.

    2
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Sr HEINZE, o grande problema contra os agricultores esta' no decreto lei 6686/2008 introduzido pelo Carlos Minc no governo LULA... A multa para desmatar fora da Reserva Legal de R$ 300/hectares virou R$ 7.000/hectares ao introduzir um novo criterio para os biomas do Cerrado e da Mata Atlantica... Ninguem repara nestes detalhes e por causa disso temos colegas produtores sofrendo nas maos da policia florestal.

      1