Em Açailândia (MA), chuvas beneficiam lavouras de soja em fase de enchimento de grãos

Publicado em 27/03/2018 13:17
Primeiras áreas deverão ser colhidas a partir de abril na localidade. Perspetiva é de produtividade média próxima de 69 sacas de soja por hectare. Custos de operacionais e com logísticas são elevados na região. Agricultores realizam o monitoramento das áreas para controlar a antracnose. Soja é cotada ao redor de R$ 74,00 na região.

LOGO nalogo

Alison Oliveira, produtor rural de Açailândia (MA), conta ao Notícias Agrícolas que a soja já vem sendo consolidada nesta região do estado, onde antes a atividade era dominada pela pecuária.

Neste instante, algumas áreas estão em maturação, mas grande parte passa pelo período de enchimento de grãos. O plantio, dentro da janela ideal, ocorre entre dezembro e fevereiro, enquanto a área a ser colhida se estende até junho.

Depois de um período de estiagem, a região conta com o retorno das chuvas. Segundo Oliveira, o plantio foi bem feito e possui uma perspectiva de produtividade considerada excelente. Em sua área, a tendência é obter uma produtividade por volta de 69,3 sacas por hectare, semelhante ao que foi colhido no ano anterior.

Os produtores não enfrentam problemas com ferrugem, mas vêm buscando ações para combater outros problemas como a antracnose e o inseto do solo, que causam complicações pontuais.

Os preços na região, por sua vez, giram em torno de R$74. O valor a ser recebido é considerado bom, mas os custos de produção estiveram muito altos.

Com outras atividades em paralelo, como a pastoril e a produção de celulose, a soja não tem muito espaço para expandir, mas existem outras áreas de pecuária que estão sendo convertidas em lavoura. O milho safrinha, por enquanto, é inviável, já que as produtividades que estão sendo obtidas ainda são baixas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário