Soja em Chicago reage forte com USDA, mas devolve boa parte dos ganhos no final da sessão

Publicado em 10/04/2018 16:56
Relatório do USDA é considerado neutro pelo mercado e foco agora se volta para o clima ao longo da nova safra americana de soja. Não pode ter falhas

LOGO nalogo

Nesta terça-feira (10), os preços da soja reagiram na Bolsa de Chicago (CBOT) após a divulgação do novo relatório de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), mas encerraram apenas com pequenos ganhos de dois a três pontos nos principais vencimentos.

Ginaldo de Sousa, diretor da Labhoro Corretora, destacou que a queda de apenas 5 milhões de bushels dos estoques americanos criou um cenário que foi considerado neutro para a soja, bem como para o milho, enquanto foi baixista para trigo e óleo.

Com uma venda de 120 mil toneladas de soja dos Estados Unidos para a Argentina, o mercado também começou a colocar no radar a possibilidade de os sul-americanos demandarem a safra norte-americana. A safra argentina, por sua vez, foi reduzida para 40 milhões de toneladas pelo USDA, mas com o aumento brasileiro, houve uma diminuição de apenas 3,6 milhões de toneladas nos estoques mundiais.

Apesar de ainda ser cedo, o mercado também começa a verificar a neve que vem caindo em diversas partes dos Estados Unidos, o que pode atrapalhar o plantio do milho e direcionar áreas para a soja. De agora em diante, o clima deve ser um fator preponderante para a formação de preços.

As altas do mercado fizeram com que muitos aproveitassem para realizar novas vendas, mas alguns esperavam altas ainda maiores. A soja brasileira, por sua vez, está pouco competitiva em relação à americana por conta dos prêmios e a tendência futura é de que as exportações dos Estados Unidos aumentem e os estoques sejam reduzidos - o que deve fazer diferença com a queda da Argentina.

Desta forma, os Estados Unidos precisam repetir uma boa safra para garantir uma oferta normal para o mercado - caso contrário, os preços tendem a alçar patamares ainda maiores.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    Soja : Argentina compra mais 120.000 t de soja americana. Total 240.000 t em apenas 2 dias. São burros esses argentinos, ao invés de usarem o estoque deles (que o USDA divulgou em 28,58 MMT), utilizam os escassos recursos para importar soja americana. A propósito, este é o momento do desempate dos muitos daqueles que dizem que a Argentina carrega grandes estoques de soja, e daqueles que negam a existência desses estoques.

    0
    • elcio sakai vianópolis - GO

      Os relatórios do USDA começam a ser colocados a prova, como você mesmo falou quero ver esses estoques aparecerem tanto da Argentina como dos Estados Unidos. Talvez no futuro atualizem este programa do USDA.

      1
    • Farias Toigo Porto alegre - RS

      Liones, concordo plenamente contigo.... o que acontece é que estes estoques nunca existiram... só servem para o USDA beneficiar os produtores americanos...

      0
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Me lembrei do filósofo Erasmo Carlos: " pega na mentira"!

      0