Pesquisa feita no PR mostra que, apesar do aumento no uso de inoculantes na soja, processo de aplicação ainda tem falhas

Uma pesquisa realizada a partir da parceria entre a Emater e a Embrapa no Paraná identificou a importância da fixação biológica do nitrogênio para o aumento do potencial produtivo da soja.
Segundo a pesquisa, as áreas produtivas do estado, na safra 2017/18, que contaram com a inoculação na soja, tiveram um aumento médio de produtividade de 1,8 saca por hectare, enquanto a coinoculação resultou em um aumento de 5,6 sacas por hectare.
Nelson Harger, gestor da área de produção sustentável de grãos da Emater/PR, lembra que o nitrogênio é o principal nutriente da cultura da soja. "Quem pensa em alta produtividade precisa ter uma planta bem nutrida de nitrogênio", ressalta.
No estudo, eles identificaram que apenas 60% dos produtores utilizavam inoculantes com o plantio. Contudo, muitas vezes esses inoculantes eram apenas "jogados" na caixa da semeadeira, de forma que estes ficavam mal distribuídos, separados da semente.
O inoculante, enquanto uma bactéria, precisa ter uma relação de troca com a semente de soja. Assim, isso deve ser feito no pré-plantio, para que o nitrogênio seja fixado e a boa produtividade seja garantida.
1 comentário
Mesmo com corte de tarifas nos EUA, China segue comprando soja do Brasil e deve importar só 5 mi t dos americanos, aponta Cogo
Excesso de soja na China pode acabar com esperanças de exportação dos EUA
Soja segue caminhando de lado nesta 4ª feira em Chicago, mas do lado negativo da tabela
Soja volta a subir em Chicago nesta 4ª feira, mas mantém cautela antes do boletim do USDA
Brasil tem recorde de exportações no complexo soja e China reduz necessidade de compras dos EUA
Brasil tem recorde de exportações no complexo soja e China reduz necessidade de compras dos EUA
leandro carlos amaral Itambé - PR
Estou trabalhando com 4 doses/há de inoculante de soja, 1 dose inoculante milho e trichoderma no sulco...