Soja: De olho nas previsões climáticas e nos custos, produtores se preparam para o plantio em São Gabriel do Oeste (MS)

Publicado em 19/09/2018 14:05
Júlio César Bortolini - Presidente do Sindicato Rural São Gabriel do Oeste/MS
Vazio sanitário da soja terminou no último dia 15 de setembro, mas previsões climáticas não indicam chuvas nos próximos dias na região. Alguns produtores não adquiriram os insumos e outros ainda aguardam a chegada dos produtos. Com recente valorização cambial, custos de produção estão mais altos nesta temporada.

Podcast

Entrevista com Júlio César Bortolini sobre o Preparação para o plantio da soja no MS

Download

LOGO nalogo

O vazio sanitário da soja terminou no último dia 15 de setembro em Mato Grosso do Sul. Com isso, na região de São Gabriel do Oeste, os produtores seguem atentos às previsões climáticas, mas, que por enquanto, não têm indicado chuvas significativas nos próximos dias.

Diante desse cenário, o presidente do Sindicato Rural do município, Júlio César Bortolini, reforça que os produtores seguem com as dessecações e aplicações de adubo. "Além do clima, muitos agricultores estão preocupados com o atraso na entrega dos insumos e, muitos ainda não adquiriram os produtos para a safra 2018/19", afirma.

Em contrapartida, a recente valorização cambial também encareceu os custos de produção para essa temporada. "Temos o reflexo da alta do dólar, de R$ 3,60 para R$ 4,16, nos valores dos insumos, mas não no grão de soja, consequentemente, não conseguimos fechar as contas", destaca Bortolini.

Como consequência, a perspectiva é que haja uma redução nos investimentos em tecnologia nesta temporada. "Obviamente teremos uma queda nos investimentos em tecnologia proporcional aos custos, fator que pode influenciar a produtividade das plantações", reforça a liderança sindical.

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário