Soja: Com cenário incerto, produtores aguardam término do vazio e chuvas para o início do plantio em Rio Verde (GO)

Publicado em 21/09/2018 11:06
José Roberto Brucceli - Diretor do Sindicato Rural de Rio Verde - GO
Vazio sanitário termina no próximo dia 30 de setembro e volume acumulado de chuvas está próximo de 40 mm. Alguns produtores ainda não receberam os insumos na região. Negócios seguem travados e apenas 25% da safra de soja foi comercializada antecipadamente. Soja disponível é cotada a R$ 85,00.

Podcast

Entrevista com José Roberto Brucceli sobre a Preparação para o plantio da soja no GO

Download

LOGO nalogo

Em Goiás, o vazio sanitário da soja termina no próximo dia 30 de setembro. E, diante de tantas incertezas, os produtores de Rio Verde, no sudoeste do estado, acompanham as previsões climáticas, após um longo período seco, que trouxe muitos prejuízos com as queimadas. As chuvas estão retornando para a região aos poucos e o volume acumulado desde a última semana está próximo de 40 mm.

Segundo o diretor do Sindicato Rural do município, José Roberto Bruceli, para o início da semeadura com segurança, seriam necessários em torno de 80 mm a 100 mm acumulados. "Com a umidade suficiente nós já podemos iniciar o cultivo da soja, pensando na melhor janela, que seria durante o mês de outubro. Até mesmo visando a segunda safra de milho", completa.

Além do clima, alguns produtores seguem preocupados com o atraso na entrega dos insumos e, até mesmo, nas compras. Alguns agricultores não conseguiram adquirir os insumos e, com isso, irão desembolsar mais nesse momento devido à recente valorização cambial.

Em contrapartida, os negócios antecipados com a soja permanecem travados na região, a exemplo de outras localidades do Brasil. Isso porque, diante das incertezas em relação ao tabelamento dos fretes muitas empresas deixaram de ofertar os contratos futuros.

Em Rio Verde, a expectativa é que até o momento em torno de 25% da safra tenha sido negociada antecipadamente. O índice está bem abaixo do registrado em anos anteriores, de 40%. Já a soja disponível é negociada a R$ 85,00 na região.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário