Às vésperas do plantio da soja, muitos produtores ainda não receberam sementes e fertilizantes na região de Mineiros (GO)

Publicado em 27/09/2018 11:46
Ionaldo Morais Vilela - Presidente do Sindicato Rural de Mineiros/GO
Com o atraso na entrega dos insumos, início do plantio da soja pode ser postergado. Vazio sanitário termina no próximo domingo (30) no estado. Chuvas estão chegando aos poucos na região. Custos de produção estão mais altos nesta temporada e poucos negócios foram fechados antecipadamente nesta safra. Referência para a saca da soja está em R$ 70,00.

Podcast

Entrevista com Ionaldo Morais Vilela - Presidente do Sindicato Rural de Mineiros/GO sobre o Acompanhamento de Safra da Soja

Download

 

LOGO nalogo

Às vésperas do plantio da soja, os produtores rurais de Mineiros (GO) seguem preocupados com o atraso na entrega das sementes e fertilizantes. Até o momento, a perspectiva é que entre 40% a 50% dos insumos estejam nos barracões da região. O vazio sanitário termina no próximo domingo, 30 de setembro, no estado de Goiás.

O presidente do Sindicato Rural do município, Ionaldo Morais Vilela, reforça que é um cenário que tem preocupado muito os produtores e pode, inclusive, atrasar o cultivo da soja. E para garantir a boa janela de plantio da safrinha de milho, é importante que os produtores semeiem a oleaginosa logo após o término do vazio sanitário, conforme destaca a liderança.

Por outro lado, os custos de produção estão mais altos nesta temporada, especialmente aos agricultores que compraram mais tarde e não conseguiram escapar da recentemente valorização cambial. Cenário que pode reduzir os investimentos em tecnologia nesta temporada, na tentativa de equilibrar os custos.

"O produtor sempre trabalha para aumentar o nível tecnológico, mas esse ano pode ter que usar toda a reserva da terra. Em relação à área a ser cultivada, acreditamos que ela possa ter um ligeiro incremento na nossa região nesta safra", pondera o presidente do sindicato.

Em relação ao clima, Vilela reforça que a região receber chuvas entre os dias 15 a 16 de setembro e que o tempo segue no nublado nesta quinta-feira (27) em Mineiros. Segundo as previsões climáticas, a localidade deve receber mais precipitações no final de semana.

Comercialização

Em meio às incertezas trazidas pelo tabelamento do frete, as empresas estão fora do mercado na localidade e, consequentemente, os produtores não têm conseguido realizar o travamento da soja. Na região, a referência para a saca futura está próxima de R$ 70,00.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário