Soja: Com excesso de chuvas em outubro, lavouras terão que ser replantadas em Ijuí (RS)

Publicado em 23/11/2018 10:27
Ércio Luiz Eickoff - Presidente do Sindicato Rural de Ijuí/RS
Cenário traz incertezas em relação à produtividade das lavouras nesta safra e encarece custos de produção, que já estão entre 30% a 40% mais altos nesta temporada. Falta de luminosidade também comprometeu desenvolvimento inicial das plantações. Saca é cotada a R$ 72,00 no mercado disponível em Ijuí (RS).

Podcast

Entrevista com Ércio Luiz Eickoff sobre o Acompanhamento de Safra da Soja

Download
 

LOGO nalogo

O início do plantio de Soja no município de Ijuí tem sido bastante diferente do que ocorreu no mesmo período do ano passado. Ao contrário do ano anterior, as lavouras foram muito penalizadas com o excesso de chuva e, após serem analisadas, Ércio Luiz Eickoff, Presidente do Sindicato Rural da cidade acredita que 70% das lavouras devem passar por um processo de replantio.

Chuva

De acordo com Eickoff, a janela de plantio que iniciou no dia 20 de outubro recebeu um grande volume de chuva, aproximadamente 400 mm atingiram a região só naquele mês, “Isso causou uma compactação do solo que prejudicou a germinação da soja e o desenvolvimento da lavoura” diz.

Em novembro, o volume de chuva se normalizou e o produtor segui o plantio normalmente. No entanto, a lavoura deve passar por uma análise que apontará ou não a necessidade de replantio. “Situação que será muito negativa, visto que, o replantio não oferece a mesma produtividade de uma lavoura bem plantada e germinada”

A previsão é de chuva nos próximos dias no município e por lá, alguns produtores já iniciaram o replantio, portanto a precipitação pode ser uma preocupação, “Se a chuva for intensa durante dois dias, pode complicar a fase de replantio”

Ferrugem

Devido a fase um pouco mais atrasada do plantio na região, Eickoff acredita que a ferrugem ainda não preocupa o produtor. “O estado do paraná -que detectou focos de ferrugem-  iniciou o plantio antes. A ferrugem asiática é mais propensa a acontecer em certos momentos do plantio, ainda não chegamos lá, por isso o produtor ainda está tranquilo em relação ao fungo”, conta.

Custo e Mercado

O custo de produção foi muito diferente se comparado ao mesmo período do mesmo passado. Os insumos comprador com o dólar em alta e tabelamento de fretes foram determinantes para que houvesse um aumento desse custo. Soma-se ainda a esses fatores a questão do replantio, que elevará ainda mais os custos de produção.

“O produtor não vem fazendo investimentos”, é o que acredita a liderança do sindicato, que atribui essa insegurança à incerteza política que tem colocado, também, as empresas fora do mercado com a oleaginosa sendo cotada a R$ 72,00.

Nesse cenário de dificuldade para o produtor rural de Ijuí, a orientação do Sindicato, de acordo com o presidente da instituição é que o produtor seja paciente e tenha calma para aguardar a hora de fazer bons negócios.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio e Rodrigo Ferreira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário