Chuva do final de semana alivia, mas produtores de soja do PR ainda esperam chuvas mais concentradas

Publicado em 17/12/2018 10:27
Valdir Edemar Fries - Produtor Rural - Itambé-PR
Com chuvas irregulares entre 5 e 30 mililitros dependendo da região, expectativa de produtividade vai depender do nível de tecnologia aplicado e do tipo de soja plantada; Lavoura de milho deve se beneficiar da antecipação da colheita de soja.

Podcast

Entrevista com Valdir Edemar Fries sobre o Acompanhamento de Safra da Soja

Download

LOGO nalogo

Após cerca de 23 dias seguidos sem incidência de chuvas, o final de semana trouxe precipitações para algumas regiões do Paraná. Na cidade de Itambé choveu entre 5 e 40 milímetros, uma chuva irregular, mas que ajudou a amenizar a situação das lavouras de soja no município.

“Esses dias sem chuva tem preocupado o produtor e causado perdas significativas em diversas regiões no Paraná. Tivemos ocorrências de chuvas no decorrer do sábado e do domingo, mas foram chuvas muito irregulares e muitas lavouras não receberam chuva nenhuma. Então a questão de perda de produtividade vai depender muito da fertilidade do solo, estrutura de solo, condições de manejo, inoculação de semente, a escolha da própria cultivare planada e o período de plantio. Então existem perdas de 10 a 15% em algumas regiões e em outras próximas de 30 a 40%”, diz Valdir Edemar Fries, produtor rural da cidade Itambé (PR).

As chuvas na região devem ocorrer de maneira mais generalizada a partir do dia 20 de dezembro amenizar a situação de todos os produtores que ainda não registraram chuvas em suas propriedades para diminuir a queda de produtividade, que na safra passada ficou em torno de 69 sacas por hectare, e ajudar na hora de fechar a conta em uma safra que teve custo de produção elevado.

“Se você computar somente o aumento do dólar da safra passada para essa, o aumento já é cerca de 25% e isso reflete diretamente nos custos, além disso, temos os custos internos da logística. Pensando nisso, o produtor rural tem comercializado a safra de maneira antecipada já para se previr desses custos, geralmente entre 30 e 40% da produção. O produtor tem que estar todo dia com a caneta e o papel na mão acompanhando a sua lavoura e fazendo os cálculos, porque certamente muitos produtores terão dificuldades na hora de fechar a conta”, conta Fries.

Milho:

Com a colheita de soja prevista para iniciar já no começo de janeiro, a janela de plantio para a safrinha de milho deve ser maior e as perspectivas para essa cultura são boas. “O planejamento para implantar a próxima safrinha de milho já está todo feito e o plantio vai ser realizado de acordo com as condições de umidade do solo. Segundo a previsão do tempo deveremos ter uma condição de chuva boa e o desenvolvimento do milho dever ser bom”, afirma o produtor.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário