Fungo da ferrugem na soja de fevereiro pode ser mutante, ter grau de resistência elevado e inviabilizar controle

Publicado em 18/12/2018 12:25
Maurício Meyer e Claudine Seixas - Pesquisadores da Embrapa Soja
Pesquisadores da Embrapa Soja contrapõem argumentos da Aprosoja MT para autorizar plantio fora do calendário

Podcast

Entrevista com Maurício Meyer e Claudine Seixas - Pesquisadores da Embrapa Soja sobre o Ferrugem Asiática

Download
 

LOGO nalogo

Frente às declarações da Aprosoja Mato Grosso, que propõe a calendarização do plantio da soja, três pesquisadores da Embrapa Soja, Rafael Soares, Maurício Meyer e Claudine Seixas, conversaram com o Notícias Agrícolas nesta terça-feira (18) para ajudar a entender o porquê de essa atitude ser prejudicial.

A Aprosoja do estado propõe que haja um plantio entre 1 a 15 de fevereiro para a produção de sementes. Contudo, Seixas ressalta que essa medida vai de encontro ao principal objetivo da calendarização, que é reduzir o uso de fungicidas.

Essa soja, como destaca Meyer, também seria plantada em um momento no qual ainda existe soja no campo, o que poderia dar continuidade à ponte verde. Desta forma, a população de ferrugem poderia ir se modificando nessas lavouras, levando a uma seleção cada vez maior do grupo de fungicidas.

A soja de fevereiro, ainda por cima. também estaria sujeita ao ataque de fungos que já ganharam resistência anteriormente.

A entidade que sugere a flexibilização da calendarização alega que os institutos de pesquisa não realizaram testes a respeito do prolongamento do plantio. Entretanto, os pesquisadores da Embrapa lembram que esse calendário foi definido com base nos resultados de uma rede de pesquisadores em 10 estados produtores. "Não é preciso uma pesquisa específica para destacar algo que já é de conhecimento", aponta Seixas.

A normativa vigente também diz que não é possível realizar o trabalho em fevereiro, de forma que o instituto de pesquisa não pode trabalhar em cima disso.

Países como o Paraguai e a Bolívia, que fazem fronteira com o Brasil, utilizam o calendário diferenciado proposto pela Aprosoja Mato Grosso. Contudo, reuniões vêm sendo feitas para que essa situação seja modificada e que haja um acordo diplomático.

 

Assista ao posicionamento da Aprosoja MT, CLIQUE AQUI

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Orlando Cesar Sinop - MT

    Os tais cientistas estão fazendo a maior confusão com vazio sanitário !!!! Continuem firmes Galvan e Vanderlei. Alguém precisava colocar o dedo nessa ferida que se chama interesse econômico com roupagem de ciência.

    18
  • Orlando Cesar Sinop - MT

    Mais uma vez conclusões que se dizem "científicas" com fundamento empírico, baseado em "achismo". Há muito essa proibição de plantio de soja tem base exclusivamente econômica e defende o interesse dos sementeiros. Agora vem a Embrapa dizer algo sem fundamento algum, lembrando que o Wanderey é ex-embrapa e ex-Ministério da Agricultura.

    21
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      A Embrapa sempre ficou do lado do sementeiro.

      5
  • Diego Vieira Cipriano Paragominas - PA

    Acredito que o repórter não assistiu a entrevista com Galvan ontem ....

    9