Aplicação de calagem é uma operação complexa que pode alterar a disponibilidade de nutrientes e a biologia do solo

Publicado em 18/12/2018 13:15
Áureo Lantmann - Consultor Técnico
Consultor explica os cuidados que precisam ser tomados para aplicação do calcário , operação considerada até mais importante que a própria adubação

Podcast

Calagem - Áureo Lantmann - Consultor Técnico

Download
 

LOGO nalogo

A aplicação de calagem é muito complexa já que altera a disponibilidade de nutrientes e a biologia do solo. No entanto, a prática da operação é utilizada para eliminar o alumínio que não favorece a nutrição da planta, sendo que o excesso desse elemento compromete o sistema radicular.  

Segundo o Consultor Técnico, Áureo Lantmann, os princípios químicos da calagem são muito complexos que podem até alterar o solo. “É de uma grande complexidade em que a calagem vai modificar o PH do solo e acrescentar mais cálcio e magnésio. Quando muda o ph acaba alterando a disponibilidade de nutrientes pode ser maior ou menor” afirma.

Além de tudo, a calagem também muda a atividade microbiana do solo que é muito importante na liberação de nitrogênio, e no caso da soja, para a fixação biológica. “É uma operação grosseira de extrema complexidade, na medida em que colocar mais ou menos calcário pode ter uma reação com efeito positivo e também pode ter reação negativa para a cultura a ser implantada”, explica.

Caso a calagem não for bem executada pode induzir em uma deficiência de alguns nutrientes. “O efeito da adubação depende do ph do solo e da oferta de cálcio, magnésio e outros para que os nutrientes colocados venham a ser mais bem aproveitado”, comenta.

Após a implantação do plantio direto, a calagem é feita em uma quantidade menor e de forma superficial. “Todo o trabalho de pesquisa que foi feita e concluiu que as situações de plantio direto bem conduzido precisa colocar o terço da dose recomendada para o plantio convencional”, destaca.

O tipo de solo deve ser avaliado quando for fazer a calagem, tendo em vista que a quantidade de calcário deve ser menor em solos de textura arenosa. “É comum em grandes propriedades ter uma variação do solo, em uma parte ser mais argilosa e em alguns pontos ser mais arenoso”, diz.

Em relação aos períodos que devem ser realizadas a calagem, o consultor ressalta que é necessário ter um acompanhamento da análise do solo para definir uma nova aplicação. “Durante os anos que eu andei pelo o Brasil, eu observei uma série de critérios não técnicos em que a calagem é feita a cada dois anos ou a cada três anos. Porém, isso é feito sem uma argumentação técnica”, pontua.

Em muitos casos, o solo não necessita de uma nova aplicação de calagem já que com o plantio direto pode durar até cinco anos. “Por isso, é importante ter um acompanhamento da análise do solo já que através dela será possível dimensionar a quantidade de calcário que a área precisa”, salienta.

Em solos do cerrado, é preciso jogar o enxofre para realizar a calagem. “Esse enxofre é dimensionado para cada tipo de solo que vai ser capaz de levar o cálcio a profundidades maiores e fazer o sistema radicular se desenvolver melhor”, comenta.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Todos os elementos químicos que a planta necessita, adicionados ao solo vão provocar alterações na disponibilidade de outros nutrientes, alguns mais outros menos, acho que foi isso o que o entrevistado quis explicar.

    1
    • Álvaro Henrique Mello de Souza Ponta Porã - MS

      Negócio de calagem é fazer o que precisa ser feito... , se precisar muito Ca e muito Mg, "soca" kcl para não desequilibrar..., micronutrientes metálicos joga-se também o necessário, mais MAP e fósforo na linha..., abrimos terras com manchas de 23 ton de dolomítico, CTC de 23-24, estamos há 28 dias sem chuvas, mas o resultado é impressionante..., me chamam de louco, mas a minha lavoura é de babar... fiquem jogando chorinho de calcario e vão ver se vão aguentar veranicos como os de agora...

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Sr Alvaro, me parece, que se entendi direito, que o senhor enxerga uma relaçao direta entre calcario e retençao de umidade... Eu estou fazendo essa pergunta porque acho que terra plana com muita materia organica tambem influem na retençao da umidade---

      0
    • Álvaro Henrique Mello de Souza Ponta Porã - MS

      Sr. Carlo - minha resposta foi em relação à alteração da biologia do solo com aplicação de calcário..

      0
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Não é só o calcário que provoca alterações na disponibilidade de nutrientes, o fósforo também influi na disponibilidade, na capacidade da planta absorver outros nutrientes. Esses estudos começaram com Voisin tendo validade até hoje, foi ele quem descobriu os princípios, ou leis da aplicação de adubos químicos. Também essa lenda inventada por defensores radicais de um plantio direto sem intervenção mecânica de grades não tem fundamento. Grades são o melhor "remédio" contra nematoides por exemplo. Não lembro mais se é de Voisin o termo calibragem de elementos químicos, os 16 essenciais, mas tudo pode ser reduzido a isso, saber calibrar os elementos de acordo com a disponibilidade, potássio por exemplo, torna outros elementos indisponíveis para a planta a partir de um determinado nível. Sobre o gesso, serve apenas para levar os cátions até as camadas profundas, não corrige e não aumenta a produção de grãos. Então, se você quiser fazer uma boa calagem, incorpore com grade, observando a umidade do solo que é essencial para uma boa incorporação e uniformidade.

    5