Falta de chuvas e temperaturas altas já comprometem cerca de 50% da safra de soja no Paraná

Publicado em 21/12/2018 10:16
Márcio Bonesi - Presidente da Aprosoja PR
Principal região afetada é o Oeste do estado que registra 30 dias sem chuvas, mas a situação já se espalha pelo Noroeste e Norte paranaense. Chuva prevista para os próximos dias pode amenizar perdas nas lavouras mais tardias, porém plantios mais precoces já estão sendo colhidos abaixo do esperado.

Podcast

Entrevista com Márcio Bonesi - Presidente da Aprosoja PR sobre o Acompanhamento de Safra da Soja

Download

LOGO nalogo

A região Oeste do estado do Paraná enfrenta um grave problema climático com falta de umidade e temperaturas elevadas. Com isso, as lavouras de soja da região estão se debilitando e a situação começa a preocupar também nas áreas Noroeste e Norte do estado, com a expectativa de produtividade abaixo das 130/140 sacas por alqueire registradas em 2017/18.

“O produtor já está constatando perdas consideráveis para essa safra e, devido a essas condições de temperatura e umidade, muitos agricultores do Oeste do estado têm relatado colheitas de 40 a 80 sacas por alqueire. As perdas nessa região já chegam a mais de 50% e isso está evoluindo para o Noroeste e Norte, que apesar de ter algumas pancadas de chuva, não vem suprindo a necessidade da lavoura de soja”, diz Márcio Bonesi, presidente da Aprosoja PR.

Com cenário negativo e o aumento de custo de produção registrado desde a greve dos caminhoneiros, que elevou também os preços de fertilizantes e defensivos agrícolas, a expectativa é de muita dificuldade para o produtor fechar a conta nesta safra 2018/19 no Paraná.

“O produtor está rezando muito para voltar a chover porque a parte dele ele fez, e muito bem feita. A Aprosoja está trabalhando com isso e já entrou em contato com o Ministério da Agricultura para alertar essa perda de soja que vamos ter no Paraná. Eles já estão cientes disso e estamos trabalhando para ver como o produtor paranaense vai honrar seus compromissos com os bancos e com as cooperativas. A Aprosoja está pensando no produtor e trabalhando para conseguir de alguma forma uma condição melhor para o produtor conseguir honrar seus compromissos”, afirma o presidente da Aprosoja PR.

MILHO

A situação difícil para a soja no estado pode acabar influenciando nas próximas safras, em especial a safrinha de milho, que vem logo após o término do cultivo da soja. “O produtor já vem de uma outra safrinha de milho ruim e com pouca produtividade e coincidiu agora com essa safra de soja em que vamos ter perdas consideráveis. Eu acredito isso vai refletir na próxima safra de milho até em investimento, porque o produtor vai estar mais descapitalizado e ter menos condições de investir nesse próximo plantio de milho”, alerta Bonesi.

Confira a entrevista completa no video.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário