Aprosoja PR estima em 30% índice de perdas para essa safra de soja no estado

Publicado em 09/01/2019 09:47
Márcio Bonesi - Presidente da Aprosoja PR
Falta de chuvas comprometeu desenvolvimento dos grãos das primeiras sojas plantadas e a formação das vagens da segunda fase. Queda de 30% é contabilizada em relação à safra passada em que foram colhidas cerca de 66 sacas por hectare.

Podcast

Entrevista com Márcio Bonesi - Presidente da Aprosoja PR sobre o Acompanhamento de safra de soja

Download

LOGO nalogo

O estado do Paraná vem enfrentando intensas dificuldades nas lavouras de soja devido à falta de chuvas nos meses de novembro e dezembro. Sendo assim, as primeiras sojas plantadas e já colhidas apresentam deficiência no desenvolvimento dos grãos e as sojas de segunda geração estão com dificuldades para formar o grãos nas vagens.

“Algumas lavouras a partir de janeiro estão produzindo 40 sacas por alqueire (cerca de 16 sacas por hectare) e isso mostra a quantidade de perda que os produtores vão ter nesse ano devido ao veranico. O que preocupa é que as chuvas voltaram, mas não são de forma regulares.  A gente vem trabalhando com um número de 30% de perda aqui no Paraná que é um número considerável se compararmos a produção do ano passado (cerca de 66 sacas por hectare) com as que vem sendo obtidas nesse ano”, diz Márcio Bonesi, presidente da Aprosoja PR.

Diante desse cenário o mercado da soja no estado do Paraná segue travado, com poucas negociações e valores ainda insatisfatórios para os produtores. “Ainda não refletiu no preço da soja. Essa guerra comercial entre China e Estados Unidos, a bolsa fica com indefinição e o dólar está um pouco em baixa. Então os preços estão travados, não refletindo essas perdas e não é um preço satisfatório para o produtor”, afirma Bonesi.

PRÓXIMAS SAFRAS

Essa dificuldade que deve existir para o produtor paranaense fechar a conta nessa safra 2018/19 pode levar impactos para o planejamento das próximas safras no estado. “Pra essa safra de milho o produtor já fechou os pacotes, mas para as próximas safras o produtor vai ter um ganho menor e menos recursos disponíveis para fazer investimentos”, contra Márcio Bonesi.

Confira a entrevista completa no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário