Ano de clima irregular e estiagem de vinte dias geram incertezas sobre produtividade da soja no sudoeste goiano

No município de Montividiu, em Goiás, a Fazenda Canaã reserva uma área para testes para realizar a seleção de novos materiais para as próximas safras. De início, foram 41 variedades. Hoje, são 715 variedades que já foram testadas.
O principal problema que afeta a área, contudo, é a falta de chuvas e o veranico. No mês de janeiro, choveu apenas 30 milímetros e há 20 dias não chove na região, sendo este um ano bastante irregular de chuvas.
Geison Scariot, proprietário da Fazenda Canaã, conta que esse veranico chegou em pleno enchimento de grãos, enquanto na propriedade de seu pai, a 10km de distância, o plantio de milho safrinha foi realizado e já está até nascido. Scariot, mesmo se estivesse colhendo agora, não plantaria a safrinha, já que o milho seria plantado no pó.
Ele considera, entretanto, que o agronegócio é uma "indústria a céu aberto" e que os melhores resultados vêm com escalonamento de variedades e cuidados com o solo. A junção desses dois fatores, para ele, é bastante importante, bem como a questão da genética. Quanto ao clima, ele considera que ninguém sabe se o próximo ano será melhor ou pior.
Emocionado, Scariot conta que recebeu os conhecimentos de seu pai, que trabalha no campo desde 1982. Com dois filhos, um de sete e outro de seis anos, ele pretende deixar as crianças próximas do campo para transmitir seu conhecimento para as próximas gerações.
2 comentários
Soja sente tombo de Chicago nos portos, mas dólar e demanda chinesa amortecem pressão no Brasil
Soja 26/27: chuva aperta janela no RS e exige precisão no plantio; especialista aponta estratégias para proteger produtividade
Soja despenca mais de 15 pontos em Chicago com pressão dos derivados; dólar limita impacto no Brasil
StoneX vê safra de soja 26/27 do Brasil em 183,36 mi t e menor exportação de milho em 25/26
Entrada da nova safra americana no mercado traz pressão sazonal sobre a soja de Chicago, mas clima do BR permanece no radar
Soja recua em Chicago nesta 5ª feira com China ainda limitando demanda dos EUA
Tiago Pandolfo Balsas - MA
Geison Scariot, excelente produtor e ótima pessoa. Passa seus conhecimentos a quem quer que seja!
Luiz Junior Miranda Portela Uruçuà - PI
Quer chuva? Planta árvores!
Sr. Luiz procure se informar melhor sobre o assunto, caso contrário vai passar atestado de burrice no Noticias Agrícolas. Recomendo a palestra do Dr. Evaristo de Mirando (Embrapa) sobre o tema.
Seu Piauí é virado em Mato e porque é que não chove ?
Se o Luiz comprar a árvore pra comer, eu planto o tanto que ele quiser.
O que tem a ver árvores com chuva?
Quer inteligência, nasce outra vez...
É importante termos árvores nos locais adequados, maioria dos agricultores sabem disso. Em escala micro é importante, mas em escala macro - como no caso do regime das chuvas - sabemos que os motivos são outros.
Vou tentar trocar em miudos o comentario do sr Tiago Gomes... As arvores sao muito importantes para preservar os OLHOS D´AGUA, (no micro) mas tambem sao uteis para regularizar o regime de chuva porque pegam a agua armazenada nas camadas profundas da terra e devolvem a umidade para o ar (macro)... A estupidez está no IBAMA que dificulta pequenas praticas agricolas... Sao regras sem logicas que dificultam as arvores isoladas no meio da lavoura, limpeza de corregos e aguas empoçadas, e transformam o agricultor em escravo...
Sr. Meloni, novamente te parabenizo pela lucidez e sensatez. De novo, assino embaixo.
Esses burocratas que vivem de dinheiro de espoliação, principalmente da classe pobre (que tem de pagar impostos até para comer e alimentar os filhos), acham que sabem como fazer para melhorar o mundo... Não sabem nem como viver sem explorar o próximo..., na verdade não sabem de nada e pretendem mandar em todos os outros que vivem sem escorar em ninguém.