Colheita da soja atinge 10% da área plantada em Nova Xavantina/MT e produtividade é até 20% menor

Publicado em 04/02/2019 11:16
Endrigo Dalcin - Presidente do Sindicato Rural de Nova Xavantina (MT)
Primeiras lavouras colhidas sofreram com grande intervalo entre chuvas e registram produtividade entre 44 e 50 sacas por hectare contra as 60/61 da safra passada. Plantio do milho já avança para 10% da área e expectativa de produtividade é alta.

Podcast

Entrevista com Endrigo Dalcin - Pres. Sind. Rural de Nova Xavantina-MT sobre o Acompanhamento Safra de Soja

Download

LOGO nalogo

A colheita da soja na cidade de Nova Xavantina/MT já avançou para 10% do total da área plantada. Até o momento, as dificuldades climáticas enfrentadas na região estão influenciando negativamente na produtividade alcançada das lavouras, que estão menores do que as 60/61 sacas registradas na última safra 2017/18.

“Nós começamos em um período muito bom de plantio e tivemos chuvas regulares em outubro e novembro. Em dezembro começou a faltar chuvas, tivemos lugares com 15/20 dias e essa falta de chuva persistiu em janeiro. Então temos relatos de colheita a baixo da previsão da safra, em torno de 15 e 20% das médias colhidas no ano passado e isso tem assustado os nosso produtores na hora que eles põe as colheitadeiras. Aparentemente pelo visual você via que poderia não ser tão grande a quebra, mas na hora que você põe a colheitadeira o resultado não sai”, comenta Endrigo Dalcin, presidente do Sindicato Rural de Nova Xavantina/MT.

Ao mesmo tempo que são feitos os trabalhos de colheita da soja, o produtor inicia o manejo do plantio do milho safrinha, que já atinge 10% do total da área planejada. “O produtor está muito bem equipado com maquinas e estamos aproveitando as melhores janelas para poder ter uma produtividade um pouco melhor no milho”, diz Dalcin.

Confira a entrevista na integra no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário