Com colheita ainda no início, Balsas/MA deve ter 20% menos de produtividade do que safra passada

Publicado em 11/02/2019 11:47 e atualizado em 11/02/2019 14:59
683 exibições
Colheita deve se intensificar dentro dos próximos 10 dias, mas grandes períodos de Sol e falta de chuvas de dezembro já derruba nível máximo das lavouras. Alguns produtores abandonaram a soja e passaram a apostar no milho primeira safra para sofrer menos com a seca.
Valério Mattei - Produtor Rural de Balsas - MA

Podcast

Entrevista com Valério Mattei - Produtor Rural de Balsas - MA sobre o Acompanhamento Safra de Soja

Download

LOGO nalogo

Os problemas climáticos com falta de chuvas e temperaturas altas fez estrago também na cidade de Balsas no Maranhão. Por lá, as colheitas da soja estão apenas no começo, de maneira pontual nas primeiras lavouras cultivadas, mas a expectativa de produtividade já registra queda por parte dos produtores locais.

“Nós tivemos uma seca em dezembro que deixa a produtividade com expectativa de 20 à 25% de quebra do nós colhemos no ano passado que foi na faixa das 55 sacas por hectare de média. Alguns pontos essa produtividade vai ser maior e em outros maior, mas a média será nessa faixa”, conta Valério Mattei, produtor rural de Balsas/MA.

Esse cenário de diminuição da produtividade deixa os produtores em alerta para possíveis dificuldades em fechar as contas para essa safra 2018/19. “Com certeza vai ser difícil fechar a conta porque já estamos com preço distribuído e dólar baixo com os produtores com dificuldade de fazer média. O preço a baixo de R$ 70,00 está ruim então estamos aguardando melhores preços”, comenta Mattei.

Confira a entrevista completa no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário