Produtores do TO se preocupam com cobrança de ICMS sobre frete e vendas da soja estão travadas

Publicado em 22/02/2019 12:31
Maurício Buffon - Presidente da Aprosoja Tocantins
Aprosoja TO realiza ações com produtores e entidades governamentais para barrar aumento de imposto que vem inviabilizando compra e venda da safra de soja que, até o momento, está 30/35% colhida.

Podcast

Entrevista com Maurício Buffon - Presidente da Aprosoja Tocantins sobre o Acompanhamento Safra de Soja

Download

LOGO nalogo

Além de se preocupar com suas ações dentro das propriedades com plantio, tratos culturais e colheitas e contabilizar prejuízos de queda de produtividade por conta das dificuldades climáticas, os produtores de Tocantins estão com as atenções voltadas para o aumento de impostos que atingem a atividade agrícola. O governo do estado pretende estipular a cobrança de ICMS sobre o frete, pratica que não é adotada em nenhum outro estado brasileiro.

“Isso está causando um grande impacto nas comercializações e toda a cadeia do agro negócio que gira aqui no estado. Nós temos uma safra bastante apertada de colheita por problemas climáticos e mais essa questão tributária. As próprias trades estão segurando e não fazendo esforço para fazer negócio para também não tomar risco. Ninguém tem essa margem de lucro para pagar, nem as trades e nem o produtor, então não sai negócio, as negociações estão todas travadas”, diz Maurício Buffon da Aprosoja TO.

No meio de toda essa discussão, o produtor segue trabalhando nas lavouras de soja que já estão 35% colhidas no estado com produtividade, até o momento, de 50 sacas por hectare, 15% a menos do que a última safra. O plantio do milho safrinha também avança com uma janela favorável à bons índices de produtividade.

Confira a entrevista completa com o Presidente da Aprosoja Tocantins no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Ricardo Boeira Alvorada - TO

    Que bom que tem agricultor no Tocantins colhendo 50 sc /há. Aqui na minha região ainda não passou dos 25 sc/há. Aqui na nossa propriedade o primeiro pedaço fechou 6 sacas..

    1