Elmar Floss defende sobre-semeadura na soja com mix de cobertura para interromper o ciclo de doenças

Publicado em 27/02/2019 10:11
Elmar Floss - Doutor em Agronomia, especialista em fisiologia e nutrição de plantas
Floração da soja chega mais cedo sem mexer no período de formação dos grãos

Podcast

Elmar Floss defende sobre-semeadura na soja com mix de cobertura para interromper o ciclo de doenças

Download

 

LOGO nalogo

Elmar Floss, doutor em agronomia e especialista em fisiologia e nutrição de plantas, destacou ao Notícias Agrícolas que o plantio da soja deve ser feito "com calma, sem pressa", utilizando sementes de qualidade, tratadas industrialmente, com um bom inseticida e um bom fungicida.

Para ele, esse plantio deve ser feito no máximo a 6km/h, para que haja uma distribuição horizontal mais uniforme e uma distribuição adequada na vertical. Se correr demais, o produtor pode correr o risco de ter sementes por cima ou sementes muito fundas. O fundamental é ter uma população ideal de plantas produtivas.

O Brasil está produzindo cada vez mais e os rendimentos estão subindo. As plantas precisam de mais nutrientes, ao mesmo tempo em que o ciclo das culturas está diminuindo. Para tal, ele acredita que deve-se eliminar os impedimentos físicos e químicos do solo para que a planta crie mais raiz e absorva mais nutrientes.

Outro fator de importância, segundo ele, é o controle biológico do solo. Deve-se ter uma atenção para a matéria orgânica e para o plantio de cobertura, com várias espécies associadas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Sensacional, parabéns João Batista pela entrevista...., e ao professor Elmar Floss, fazendo suas recomendações e dando aula no site Noticias Agricolas.

    1